Saúde abre ciclo permanente de educação em diabetes
Publicada em 27/06/2013 às 14:33Com estimativa de 30 mil pessoas acima dos 30 anos em tratamento de diabetes, Jundiaí pode chegar ao dobro deste número com os casos ainda não diagnosticados. De acordo com a Secretarial de Saúde, essa situação exige uma mudança de atitude da população e uma das iniciativas nesse sentido é a abertura, na segunda-feira (1), do Programa Permanente de Educação em Diabetes.
Mais
‘Operação Supermercado’ inicia ação da Vigilância
Vacinação contra poliomelite segue até sexta (28)
As palestras abertas acontecem às 14h, no 4º andar do NIS (Núcleo Integrado de Saúde), à rua Carlos Salles Bloch, 74, Anhangabaú. O local é próximo da avenida Jundiaí e do Terminal Central.
“Começaremos pela insulina, porque o nosso protocolo municipal garante o fornecimento do produto para quem precisa, assim como do aparelho com as tiras e as lancetas (agulhas)”, explica a enfermeira Nilce Botto Dompieri Folena, coordenadora de Insumos para Diabetes.
As palestras têm em média uma hora de duração. No dia 1º serão tratados o armazenamento e transporte de insulina, a técnica de preparo e aplicação, as misturas existentes para cada caso e as seringas e canetas usadas.
Dicas
No dia 8, o tema é a glicemia capilar e os motivos para fazer o teste, os cuidados com aparelhos e tiras, a identificação dos símbolos e a anotação correta dos resultados no mapa de controle. No dia 15, é a vez do Pé Diabético, com as dicas para prevenir feridas e até amputações, os cuidados de higiene, as meias e calçados adequados e quando buscar apoio de urgência.
No dia 22, o ciclo aborda uma questão fundamental, que é a alimentação. Nesse ponto o evento conta com o apoio do setor de Nutrição na Atenção Básica, com dicas sobre alimentos que aumentam a glicemia, os produtos diet e light, como preparar e armazenas os alimentos e também abordando mitos e verdades.
A incidência média do problema na população brasileira é de 7,8% de casos confirmados. O plano da Atenção Básica é manter esse ciclo de palestras a cada mês e integra o projeto mais amplo de educação para a saúde, estimulando atitudes preventivas.
Por José Arnaldo de Oliveira
-
17/11/2024
Sem trégua: Jundiaí soma mais de 123 mil ações contra a dengue
-
05/11/2024
Estudo nacional aponta Jundiaí como a 3ª melhor cidade do país para se viver
-
29/05/2024
Mais de mil pessoas participam das atividades do Dia do Desafio no Bolão
-
29/05/2024
Lançamento da Loja Colmeia Ecosol marca o encerramento do mês da Luta Antimanicomial
Baixe as fotos desta notícia na resolução original