Saúde abre ciclo permanente de educação em diabetes

Publicada em 27/06/2013 às 14:33

Com estimativa de 30 mil pessoas acima dos 30 anos em tratamento de diabetes, Jundiaí pode chegar ao dobro deste número com os casos ainda não diagnosticados. De acordo com a Secretarial de Saúde, essa situação exige uma mudança de atitude da população e uma das iniciativas nesse sentido é a abertura, na segunda-feira (1), do Programa Permanente de Educação em Diabetes.

Mais
‘Operação Supermercado’ inicia ação da Vigilância
Vacinação contra poliomelite segue até sexta (28)

Veja a programação completa (clique para ampliar)

Veja a programação completa (clique para ampliar)

O programa aberto aos interessados vai ter como temas a insulina (na primeira segunda-feira de cada mês), a glicemia capilar (na outra segunda-feira), o pé diabético (na terceira segunda-feira do mês) e a alimentação (na quarta de cada mês).

As palestras abertas acontecem às 14h, no 4º andar do NIS (Núcleo Integrado de Saúde), à rua Carlos Salles Bloch, 74, Anhangabaú. O local é próximo da avenida Jundiaí e do Terminal Central.

“Começaremos pela insulina, porque o nosso protocolo municipal garante o fornecimento do produto para quem precisa, assim como do aparelho com as tiras e as lancetas (agulhas)”, explica a enfermeira Nilce Botto Dompieri Folena, coordenadora de Insumos para Diabetes.

As palestras têm em média uma hora de duração. No dia 1º serão tratados o armazenamento e transporte de insulina, a técnica de preparo e aplicação, as misturas existentes para cada caso e as seringas e canetas usadas.

Dicas
No dia 8, o tema é a glicemia capilar e os motivos para fazer o teste, os cuidados com aparelhos e tiras, a identificação dos símbolos e a anotação correta dos resultados no mapa de controle. No dia 15, é a vez do Pé Diabético, com as dicas para prevenir feridas e até amputações, os cuidados de higiene, as meias e calçados adequados e quando buscar apoio de urgência.

No dia 22, o ciclo aborda uma questão fundamental, que é a alimentação. Nesse ponto o evento conta com o apoio do setor de Nutrição na Atenção Básica, com dicas sobre alimentos que aumentam a glicemia, os produtos diet e light, como preparar e armazenas os alimentos e também abordando mitos e verdades.

A incidência média do problema na população brasileira é de 7,8% de casos confirmados. O plano da Atenção Básica é manter esse ciclo de palestras a cada mês e integra o projeto mais amplo de educação para a saúde, estimulando atitudes preventivas.

Por José Arnaldo de Oliveira


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/06/27/saude-abre-ciclo-permanente-de-educacao-em-diabetes/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original