Supermercados em estado de atenção para os alimentos

Publicada em 28/06/2013 às 18:23

Uma amostragem de 37,5% dos 80 estabelecimentos que formam o alvo da “Operação Supermercado”, da VISA (Vigilância Sanitária Alimentos), órgão da Secretaria de Saúde, mostrou que os problemas para a segurança alimentar passam desde a desorganização em depósitos até os riscos de contaminação por pragas urbanas – como ratos, pombas e baratas.

Todos os estabelecimentos receberam a chamada “ficha de procedimentos” com os problemas encontrados e um prazo de 30 dias para regularizarem a situação. A infração e a penalidade aumentam de acordo com a reincidência, chegando ao ponto extremo da interdição temporária.

Após notificação, depósito foi organizado

Após notificação, depósito foi organizado

A boa notícia é que todos os problemas podem ser resolvidos com ações que vão desde a organização dos depósitos até o uso das boas práticas de higiene e conservação. Até mesmo nos casos mais graves a interdição foi suspensa após ações imediatas de regularização dos problemas.

A operação vai continuar, mas o setor já prepara a convocação de todos os estabelecimentos do município para uma reunião conjunta. A data está sendo definida para julho ou agosto.

Com diversos portes, os estabelecimentos tiveram casos de boas práticas e poucos problemas. Outros tiveram problemas em unidades específicas e chegaram a fechar para consertar os fatores de risco. Unidades de grandes redes também receberam recomendações para diminuir a desorganização dos depósitos.

Fast Food e feiras
A Vigilância Sanitária Alimentos tem entre os próximos alvos de ação o setor de comida rápida, que também aparece entre os índices de reclamações na cidade. “Nosso objetivo é principalmente orientar e buscar uma melhora no padrão geral”, afirma a gerente da Vigilância, Leila Serpa.

Falta de manutenção nos depósitos foi um dos problemas encontrados

Falta de manutenção nos depósitos foi um dos problemas encontrados

A Secretaria de Saúde colabora nesse campo com entidades como o Procon (Serviço de Proteção ao Consumidor) e também outras pastas de governo como a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo, que está articulando o treinamento de boas práticas para os permissionários das feiras livres, varejões e produtores na praça.

Veja os principais problemas encontrados ao longo da “Operação Supermercado”:

Estrutura geral
Foram observados problemas como falta de manutenção nos depósitos e áreas de manipulação (pintura, infiltração, piso, paredes), acúmulo de lixo no entorno (facilitando a entrada de pragas), armazenamento de produtos direto no chão, piso inadequado, acúmulo de materiais em desuso, armazenamento de forma incorreta, ventilação inadequada, falta de telas milimetradas nas aberturas.

Câmara fria
Foram observados problemas como iluminação inadequada, presença de fungos e bolores, piso ou forro inadequados, falta de equipamentos de proteção individual (EPIs), falta de manutenção de portas com conservação incorreta e algo consumo de energia.

Açougue
Piso, paredes e forros inadequados, sistema de escoamento e ralos inadequados, falta de barreira física com outros ambientes, falta de climatização, luminárias inadequadas e falta de uso correto de equipamentos de proteção individual (EPIs).

Por José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/06/28/supermercados-em-estado-de-atencao-para-os-alimentos/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original