Jundiaí anuncia novidades aos adeptos do ciclismo

Publicada em 01/07/2013 às 17:12

A sinalização de segurança para bicicletas na avenida 9 de Julho e a participação de usuários desse veículo no debate do Plano de Mobilidade Urbana foram os principais resultados do encontro realizado sábado (29), embaixo do viaduto da avenida Jundiaí, entre defensores desse tipo de transporte e os secretários Dinei Pasqualini (Transportes) e Cristiano Lopes (Esportes).

Mais
Setransp recebe comissão de usuários de ônibus

Reunião positiva na avaliação de Dinei e Cristiano

Reunião positiva na avaliação de Dinei e Cristiano

“Não era o lugar mais adequado para uma reunião por causa do barulho, mas foi muito bom o diálogo. Eu mesmo adiantei para todos que devemos fechar, nos próximos dias, uma parceria sobre a instalação de 10 contêineres para o aluguel de 300 bicicletas, alguns provavelmente ao lado de terminais de ônibus”, explicou Cristiano. O serviço já existe, de maneiras variadas, nas principais cidades do mundo.

Para Dinei, o setor de transportes deve passar por uma renovação profunda para ser parte de uma cidade que cuida das pessoas. Ele explicou que a contratação de uma empresa especializada para detalhar o Plano de Mobilidade Urbana não exclui a experiência dos moradores. “Pelo contrário, precisamos ter a visão de quem é pedestre, ciclista, usuário de ônibus ou motorista”, explicou, ao fazer o convite de uma comissão técnica.

Planos municipais reconhecem bicicleta como meio de transporte

Planos municipais reconhecem bicicleta como meio de transporte

Ele narrou aos presentes que a primeira fase do projeto BRT (ônibus de trânsito rápido), entre o Centro e o setor Oeste, vai contemplar a integração com bicicletários. “Mas a primeira coisa é fazermos uma pesquisa de origem e destino das pessoas, a última que temos é de 1993”, afirmou sobre a base técnica.

Cristiano completou lembrando que até o uso da bicicleta como transporte é feita por trabalhadores que saem de casa às 4 horas da manhã.

Rodando nas ideias
A sinalização educativa na avenida 9 de Julho foi um dos pontos priorizados no debate, que trouxe também sugestões de traçado de ruas como ciclorrotas. “É um lugar marcado para que motoristas saibam que existe esse uso e tomem mais cuidado”, explicou Gianluca Hernandez, que participa há 5 anos das manifestações da Bicicletada e lembrando que já existem muitas rotas mapeadas pelos usuários.

A proposta foi imediatamente endossada pelo secretário Dinei Pasqualini, que explicou aos presentes que o novo modelo integra esse tipo de veículo como um modal e que o diálogo é um interesse real do governo – tanto que os 20 minutos de conversa previstos inicialmente se transformaram em 2 horas produtivas.

“O Plano de Mobilidade Urbana, que teve seu termo de referência (TR) preparado neste primeiro semestre, está em fase de contratação pelo menor preço. A conversa neste momento é importante”, explicou.

Outro ponto anunciado foi que o especialista colombiano Oscar Diaz, consultor da ONU (Organização das Nações Unidas), foi convidado e aceitou fazer uma palestra em Jundiaí sobre o tema. A data ainda está sendo definida.

Mountain bike
O secretário de Esportes, Cristiano Lopes, também aproveitou o encontro, entre ruídos de motos e carros, para anunciar em Jundiaí uma etapa do GP Ravelli, um dos mais importantes circuitos de maratona de bicicletas “off road”, em confirmação para outubro.

E ouviu ainda o pedido de participantes ligados às corridas de velocidade (“speed”) para defender o uso de pistas como o acostamento das rodovias para a modalidade que precisa de trechos longos e retos para o exercício.

Por José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/07/01/jundiai-anuncia-novidades-aos-adeptos-do-ciclismo/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original