Jundiaí leva experiências em finanças públicas à Santa Catarina

Publicada em 01/07/2013 às 09:40

O secretário de Finanças de Jundiaí, Paulo Galvão, e o contador geral do município, Roberto de Oliveira Junior, foram convidados para exibir em Santa Catarina as ‘Experiências na Implantação da Nova Contabilidade ao Setor Público’.

Mais
Programa de Metas é apresentado

O convite foi feito pelo CRC (Conselho Regional de Contabilidade) daquele Estado, que, depois de ter conhecido o trabalho jundiaiense, manifestou interesse em apresentá-lo na XXVIII Contesc (Convenção da Contabilidade do Estado de Santa Catarina).

Paulo Galvão: “Trabalho reconhecido e pretendido por outro Estado”

Paulo Galvão: “Trabalho reconhecido e pretendido por outro Estado”

O evento, considerado o maior encontro da área contábil, está programado para acontecer nos dias 14, 15 e 16 de agosto. Sob o tema ‘O Perfil Inovador do Profissional da Contabilidade: Conhecimento, Habilidade e Atitude’, a convenção espera reunir cerca de 1,5 mil participantes, entre profissionais, empresários e estudantes.

Já nos dias 19 e 20 de setembro, Oliveira Junior volta àquele Estado para também mostrar os trabalhos da pasta, no painel ‘Implantação de Sistemas de Custos no Setor Público’, durante o 1º Seminário de Práticas de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público.

Para Paulo Galvão, “o convite provoca bastante satisfação, uma vez que mostra que o trabalho jundiaiense é reconhecido e pretendido por outro Estado”. O secretário diz ainda que, no evento, vai discorrer sobre a criação do cargo de contador geral; segregação de funções; desvinculação do controle interno da Secretaria de Finanças e a reestruturação do controle interno dentro de um modelo que atende às exigências contábeis e legais, além de ser usado como ferramenta auxiliar na gestão.

O contador Oliveira Junior explica os motivos pelos quais os Estados estão se articulando em congressos, seminários e outros tipos de eventos. “A contabilidade pública do País passa por reformulações, caracterizadas pelos preceitos da NBCASP (Norma Brasileira de Contabilidade Aplicada ao Setor Público). E, apesar de o prazo para as adequações ser até o ano que vem, alguns tribunais de Contas, como os de São Paulo e Santa Catarina, já exigem a aplicação das novas medidas em novo formato. Aqui em Jundiaí, já estamos em pleno desenvolvimento dessas práticas, o que levou nossos colegas catarinenses a formularem o convite”, disse Oliveira Junior.

Roberto Oliveira Junior: “Contabilidade pública passa por reformulações”

Roberto Oliveira Junior: “Contabilidade pública passa por reformulações”

Outros eventos
As experiências em finanças de Jundiaí também serão levadas para outros órgãos públicos e à capital do Estado.

Nesta sexta-feira (5), Oliveira Junior estará na sede da Caixa Econômica Federal para palestra sobre as experiências na nova execução orçamentária, já em andamento em Jundiaí. O público-alvo será composto por funcionários da Caixa que se relacionam com os órgãos públicos.

Já no dia 20 de agosto, o contador falará ao Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo sobre o novo modelo implantado em Jundiaí. “Nosso município, apesar das características de cidade do interior, é de porte grande. Por isso, o interesse dos profissionais da capital paulista em nossas experiências”, explica.

Por Jesus dos Santos
Fotos: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/07/01/jundiai-leva-experiencias-em-financas-publicas-a-santa-catarina/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original