Saúde amplia apoio para pessoas com deficiência

Publicada em 02/07/2013 às 18:03

O primeiro semestre do projeto “Estilo de Vida”, da Secretaria de Saúde, está sendo avaliado como resultado positivo pelas entidades envolvidas na implementação no bairro Novo Horizonte, no setor Oeste da cidade. O trabalho é realizado pelo NAPD (Núcleo de Assistência à Pessoa com Deficiência), pela UBS (Unidade Unidade Básica de Saúde) Novo Horizonte e pela unidade local do PSF (Programa de Saúde da Família).

Mais
Prefeitura amplia valor de convênio com o Grendacc

Funcionários do NAPD com participantes de projetos: efeitos sociais

Funcionários do NAPD com participantes de projetos: efeitos sociais

“Os primeiros resultados já foram vistos na saúde física, na autoestima e também na atitude pró atividade dos participantes. Esse fato estimula muito a equipe a não apenas manter mas implementar ainda mais as atividades desenvolvidas”, explica Nadima Abdo, gerente do NAPD.

Desenvolvido pelos profissionais de saúde, o projeto-piloto foi elaborado no final do ano passado com a parceria da Fumas (Fundação Municipal de Ação Social), da Associação de Moradores do Novo Horizonte e da Unip (Universidade Paulista), além de voluntários.

O público alvo é formado por pessoa com deficiência ou da terceira idade e tem como objetivos a criação de um espaço de convivência e integração social, a prevenção e promoção da saúde com ênfase no autocuidado, o desenvolvimento de habilidades manuais e culinárias, respeitando as potencialidades de cada um, e o incentivo à geração de renda.

“O método que usamos até o momento é formado por oficinas quinzenais das assistentes sociais, das agentes comunitárias de saúde e das enfermeiras no centro comunitário do bairro”, explica Nadima.

A adesão de moradores tem sido muito boa. Para a gerente da UBS Novo Horizonte, Ruth Rocha, a rede social do bairro ajuda a divulgar. “Temos a Renilde, Priscila e a Glória que são agentes comunitárias daqui que participam. Há oficinas de atividades artesanais e a média de participantes é de dez pessoas, um tamanho bacana para trabalharmos”, afirma.

Socialização
Na sede do Anhangabaú, o NAPD também tem buscado expandir o atendimento humanizado dos pacientes com outras atividades. Um desses casos foi a festa junina realizada dia 14 de junho, com a presença de 50 pessoas entre pacientes, familiares e cuidadores.

“Vale ressaltar que a quadrilha é sempre o ponto alto da festa, momento em que as pessoas se divertem dançando conforme as potencialidades. E em todos os anos temos tido o privilégio de contar com o apoio do cantor Jorge Murari Filho, que abrilhanta a festa com músicas típicas e populares”, destaca Nadima.

Lembrando que além da própria secretaria o núcleo tem contato com amplo apoio da coordenação de outras pastas do governo, agora estimulado também por uma coordenadoria específica do tema.

Por José Arnaldo de Oliveira
Fotos: arquivo – PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/07/02/secretaria-de-saude-amplia-apoio-para-pessoas-com-deficiencia/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original