Prefeitura explica cálculo da tarifa de transportes

Publicada em 04/07/2013 às 19:32

Representando o secretário de Transportes, Dinei Pasqualini, que acompanhou o prefeito Pedro Bigardi em reuniões em Brasília, o diretor de Transportes Wilson Folgozi dedicou mais de duas horas para explicar como é feito o cálculo tarifário do transporte coletivo na cidade. O encontro aconteceu na noite da última quarta-feira (3), no Paço Municipal, para um grupo de aproximadamente 40 pessoas, liderado pela Comissão de Usuários do Transporte Público de Jundiaí.

Retrato do sistema de transporte municipal
Elementos básicos para cálculo

O diretor Wilson Folgozi explicou o cálculo da tarifa de ônibus

O diretor Wilson Folgozi explicou o cálculo da tarifa de ônibus

Baseado no método Geipot, que estabelece o custo do sistema a partir de dezenas de variáveis que incluem dos insumos aos salários de motoristas e cobradores, Folgozi utilizou uma apresentação didática que mostra o cálculo sendo feito a partir da divisão do custo de operação do sistema, pelo número de passageiros.

“É um cálculo teoricamente simples, mas existem componentes que formam os custos variáveis e os fixos que são paramétricos”, explicou. Além disso, ele tratou dos cálculos dos tributos que incidem sobre a receita bruta.

Dentre as reivindicações apresentadas na pauta da Comissão estava a municipalização do serviço de transporte, o que seria inviável, já que o município teria que investir mais de R$ 100 milhões na compra de 308 ônibus para a frota, manutenção e contratação de mais de 1.500 servidores para operar o sistema.

Além da apresentação, Folgozi mostrou também a planilha com todos os componentes tarifários.

Transparência
Compromisso da administração do prefeito Pedro Bigardi, a reunião com a omissão de Usuários do Transporte Público é mais um passo para que os assuntos tratados pela prefeitura sejam o mais transparentes possíveis. Desde a primeira manifestação uma equipe de secretários permaneceu no paço para ouvir as reivindicações e trabalhar para atendê-las.

“Esse é nosso compromisso. Estamos fazendo uma auditoria na planilha e agora abrimos para esse grupo a metodologia de cálculo tarifário e já encaminhamos todo esse material ao vereador Celso Arantes, que é o presidente da Comissão de Mobilidade Urbana da Câmara”, disse o secretário Dinei Pasqualini.

Foto: Arquivo


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/07/04/prefeitura-explica-calculo-da-tarifa-de-transportes/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original