Nova avenida 14 de Dezembro integra pacote viário

Publicada em 05/07/2013 às 18:24

O prefeito Pedro Bigardi realizou uma visita de fiscalização de obras nesta sexta-feira (5) nas providências em andamento para a avenida 14 de Dezembro, para a rua Fernando Arens e para o bairro do Jardim Bonfiglioli. E anunciou também a transformação do eixo da avenida em um novo padrão de “entrada de cidade”, tanto na qualidade do sistema viário quanto na estética.

Mais
Prefeitura explica cálculo da tarifa de transportes

O prefeito Pedro Bigardi vistoria obras da avenida 14 de Dezembro

O prefeito Pedro Bigardi vistoria obras da avenida 14 de Dezembro

“Estamos avançando bem nessa área, com prioridade para as rotas de uso do transporte coletivo”, explicou, ao citar avenidas no Santa Gertrudes, Parque Cecap, Engordadouro e Colônia, entre outras.

De acordo com o diretor da Secretaria de Obras, Arnaldo Guarda, uma nova técnica para aumentar a durabilidade do trabalho é o uso de uma malha de metal (chamada geotêxtil). “Fica entre as camadas Binder e CBVQ, nos pontos mais críticos”, afirmou.

Funcionários da empresa GM Pavimentação contaram que o piche asfáltico chega ao local na temperatura de 180 graus centígrados.

Para o secretário de Transportes, Dinei Pasqualini, esse tipo de projeto envolve a cooperação entre secretarias. Nesse caso, além das duas citadas, estão ainda Serviços Públicos e o Planejamento e Meio Ambiente. “Já fizemos isso antes no caso da avenida dos Imigrantes”, explicou.

O assessor Alan Picolo, também da Secretaria de Obras, adiantou que uma ponte metálica sem uso deverá ser reaproveitada na intervenção da avenida 14 de Dezembro. A passagem, localizada na Vila Graff, ficou sem função após a inauguração da nova ponte construída sobre o rio Jundiaí.

Também na rotatória entre a rua Cica, a avenida Pitangueiras e a avenida Odil Campos Saes, no Vianelo, o prefeito Pedro Bigardi pretende definir uma grande intervenção positiva.

“Estamos discutindo um futuro retorno na rua Cica que substitua aquele de quem vem pela Odil Campos Saes. E talvez uma outra ponte de acesso ao Vianelo que evite obrigar a avenida Pitangueiras como único caminho. Futuramente, ela pode até ligar à avenida 9 de Julho”, explicou o prefeito, durante uma caminhada pelo bairro.

Vila Progresso
Na rua Fernando Arens, o prefeito também observou o recapeamento promovido com duas mantas diferentes de asfalto. “Na segunda-feira (8) vamos começar a fazer a sinalização horizontal com as faixas de solo”, adiantou Bigardi.

A rua é uma das principais artérias de ligação urbana com a região da Zona Sul, formada por Jardim do Lago e Agapeama, além de passagens de ônibus intermunicipais para Várzea Paulista e Campo Limpo.

A rotatória entre Vianelo e Jardim Cica já tem planos de mudanças profundas

A rotatória entre Vianelo e Jardim Cica já tem planos de mudanças profundas

Jardim Bonfiglioli
Ao lado da equipe, o prefeito visitou também os trabalhos de finalização das obras de pavimentação no Jardim Bonfiglioli. Na rua Treviso, ele deu atenção especialmente para a moradora Elisângela Fantucci porque a casa foi atingida por uma máquina sem freios da empreiteira responsável na última quarta-feira (3).

“O piloto da máquina foi um verdadeiro herói, porque não saltou do comando e tentou evitar o pior”, afirmou a moradora. No caminho, contou, foram atingidos dois carros e uma motocicleta além de uma árvore antes de atingir seu muro e o canto da sala.

Bigardi afirmou que, como engenheiro, não via sinais de risco mas determinou uma perícia completa dos danos. Mas ouviu de Elisângela que, apesar do incidente, o bairro certamente vai ficar melhor com a conclusão das obras.

Por José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/07/05/nova-avenida-14-de-dezembro-integra-pacote-viario/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original