Por dentro do programa de Metas da Prefeitura

Publicada em 10/07/2013 às 11:39

1) Serra do Japi – A preservação mínima de 80% em toda a área da reserva, zonas tombadas e de amortecimento e mais a proibição de condomínios foram defendidas pelo prefeito Bigardi com a revisão das leis para essa região. “E já tivemos avanços com o novo monitoramento, repercutido em todo o País, além de um novo veículo de combate a incêndios florestais que chega no segundo semestre”, disse.

2) Universidade Pública – O prefeito citou a parceria com o Instituto Federal de Tecnologia, que inicia aulas técnicas no Complexo Argos em janeiro de 2014. “É o embrião que já conseguimos e vamos avançar”, disse. E convidou todos para reunião no dia 26 de julho, no auditório do Ciesp, com o reitor do IFT São Paulo sobre o projeto.

Grupo variado de ativistas participou do balanço de metas

Grupo variado de ativistas participou do balanço de metas

3) Complexo Fepasa – Bigardi afirmou que a criação de um Centro Cultural e da Juventude no local teve seu ponto de partida há poucos dias, com a aprovação do projeto externo de restauração feito por Pedro Taddei, no Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

4) Profissionalização O prefeito também disse que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia iniciou um mapeamento profundo com os diversos setores empresariais da cidade para identificar claramente as demandas de cursos. “E temos ainda a questão do polo tecnológico e outras medidas no programa de metas para a área científica e tecnológica. Somamos três empresas novas neste ano na cidade, uma delas com um centro de pesquisa de alimentos. A questão é central”, diz.

5) Turismo Cultural para Preservação – Foi apresentada aos presentes a meta de revitalização do Centro, com uma política integrada em discussão nas secretarias. “Vamos ter uma ação forte nessa área, em cooperação com entidades civis”, afirmou, lembrando de testes iniciados na Virada Cultural.

6) Sistema de Aluguel de Bicicletas “Vamos ter os primeiros pontos funcionando em pouco tempo. E queremos contar com a colaboração dos ativistas do setor na definição dos melhores lugares”, explicou Bigardi.

7) Conselho de Transportes O prefeito convidou os participantes a integrarem o novo Conselho de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana que está sendo criado no governo. “Conseguimos já a conquista de congelarmos a tarifa, sem que houvesse reajuste, criando uma subvenção que foi bancada pela economia de horas extras ou novos programas de pagamento de dívidas”, explicou. A medida vai ser necessária para estudar a implantação de outros compromissos como a Tarifa Social (8) nos fins de semana e o Bilhete Único (9) que possa ser municipal ou regional. “Primeiro, estamos assumindo os terminais do SITU para melhorarmos isso e corrigir algumas linhas como Ivoturucaia e Almerinda”, explicou.

10) Leis de Incentivo à Cultura O prefeito defendeu uma nova estruturação das políticas de apoio, fomento e financiamento dos projetos culturais. “Vamos ter essa lei. Mas também buscar mais orçamento e recursos, vamos reformar o Centro das Artes. Temos de mudar essa relação como acontece com os subsídios. Eu não gosto disso, é preciso trabalhar com projetos, com convênios, com prestação de serviços públicos claros”, afirmou.

11) Plano Cicloviário O prefeito lembrou que o setor de ciclistas está convidado para uma comissão de apoio ao plano de ciclovias, ciclorrotas e Bicicletários (12) e também para o novo Plano de Mobilidade Urbana em andamento. “Nosso modelo de ônibus rápido, o BRT, já inclui também a integração com esse tema. E também uma valorização do público sobre o privado que vi em Bogotá e vamos tentar trazer”, explicou.

Veja também os demais pontos do Programa de Metas da Prefeitura de Jundiaí

Por José Arnaldo de Oliveira
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/07/10/por-dentro-do-programa-de-metas-da-prefeitura/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original