Prefeitura confirma compromisso de cidade democrática

Publicada em 10/07/2013 às 11:28

A Prefeitura de Jundiaí apresentou na noite de quinta-feira (4) o Programa de Metas 2013/2016, com todas as ações que serão executadas pelo poder público local em benefício da população. O evento aconteceu no anfiteatro da Faculdade Anhanguera e teve um momento ainda especial para muitos dos que estavam ali acompanhando a apresentação do prefeito Pedro Bigardi.

Foi nessa ocasião que o prefeito confirmou aos integrantes do Movimento Voto Consciente a inclusão das 12 propostas do concurso Cidadonos, realizado em 2011 e apoiado integralmente ano passado pelo então candidato ao Executivo local. “É compromisso nosso, foi assumido durante a campanha e está aqui, registrado e encaminhado à Câmara Municipal”, explicou.

Saiba mais: Confira os detalhes das 12 metas apresentadas

Pedro Bigardi fala ao público que encheu o anfiteatro

Pedro Bigardi fala ao público que encheu o anfiteatro

O ato foi acompanhado por um grande número de representantes de entidades sociais. O Cidadonos, promovido há 2 anos por instituições envolvidas na plataforma eletrônica ‘Cidade Democrática’ e que teve a participação de 3,5 mil pessoas.

O prefeito fez uma exposição sobre o assunto e também citou avanços do inédito Programa de Metas. “Temos um compromisso com a participação social e aproveitei para lembrar que já tivemos as conferências de Resíduos Sólidos e de Igualdade Racial e agora teremos outra, da Cultura”, afirmou Bigardi. Uma quarta conferência, da Assistência Social, também acontece ainda em julho.

Para Silvana Meireles, da ONG Voto Consciente, o encontro foi um momento importante para todos. O professor Cleber Almeida reforçou que o sonho do grupo é modesto. “Queremos que Jundiaí seja a cidade da participação social”, disse. E o estudante Nicholas Schiozer afirmou que um novo concurso de idéias para a cidade será lançado no segundo semestre.

Reflexões
A importância do evento foi ressaltada ainda pelo presidente da AAPJR (Associação dos Aposentados), Edgar de Assis. Para Airton Bressan, presidente da 33ª Subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil, a entidade apoia que a sociedade tenha uma voz ativa (“sem extremos”). Também Luiz Bandini, do Sindicato dos Engenheiros do Estado, ressaltou que essa nova postura social “é reflexo da mudança pedida pela população, ano passado” e Marcos Tebom, da CUT (Central Única dos Trabalhadores), lembrou que a iniciativa teve, além do Voto Consciente e da Associação dos Aposentados, a presença ativa da Pastoral Fé e Política. “E já tivemos avanços no Legislativo também”, citou.

Para o ativista Henrique Parra Parra Filho, o desafio do movimento agora é atingir os cidadãos que manifestaram sua insatisfação com a política e também reforçar os bairros de periferia para incorporarem seus sonhos. “Precisamos construir os rumos de forma coletiva e crítica”, disse. No ano passado, as metas vencedoras do concurso foram levadas a todos os candidatos a prefeito.

Por José Arnaldo de Oliveira
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/07/10/prefeitura-confirma-compromisso-de-cidade-democratica/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original