‘Diabetes envolve autoconhecimento’, diz palestra

Publicada em 12/07/2013 às 17:12

A Secretaria de Saúde promove nesta segunda-feira (15) mais uma palestra do ciclo permanente de educação em diabetes. Com a estimativa de que mais de 10% da população adulta de Jundiaí conviva com o problema, o assunto é uma das prioridades da atenção básica.

Mais
Jundiaí conquista seis novas UBSs

Para Nilce Folena, prevenção é a única defesa no diabetes

Para Nilce Folena, prevenção é a única defesa no diabetes

Desta vez, o tema é o controle ou monitoramento glicêmico. “Além de exames laboratoriais de glicemias, os testes de ponta de dedo ou glicemia capilar permitem ao diabético visualizar a taxa em tempo real”, comenta a enfermeira Nilce Botto Dompieri Folena, coordenadora do programa.

Ela explica que é muito importante detectar as hipoglicemias (taxas abaixo de 70) ou hiperglicemias (taxas acima de 180) e, ainda mais do que isso, poder evitá-las. “Essa busca de autoconhecimento permite ao indivíduo reconhecer sinais e sintomas da hipoglicemia com taxas glicêmicas baixas ou os alimentos que mais a elevam para taxas altas”, comenta.

Mais do que esse ponto, ela destaca, é poder visualizar e comprovar pelo teste os benefícios da atividade física, por exemplo, melhorando o autocuidado com a saúde.

Por esse motivo, a palestra é recomendada especialmente aos pacientes que usam aparelhos de medição (glicosímetros) e que podem se beneficiar ao saberem mais sobre monitoramento da glicemia e os cuidados com aparelhos e tiras utilizadas.

As palestras seguem de forma permanente a cada segunda-feira, às 14h, com os temas de monitoramento glicêmico, do pé diabético, da alimentação e do uso da insulina. O local é o auditório do NIS (Núcleo Integrado de Saúde), na rua Carlos Salles Bloch, 74, Anhangabaú, e não é preciso fazer reserva.

Por José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/07/12/diabetes-envolve-autoconhecimento-diz-palestra/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original