Primeiríssima Infância vira protocolo estadual de saúde
Publicada em 12/07/2013 às 17:39Uma das prioridades da Prefeitura de Jundiaí foi reconhecida pelo Governo do Estado com o lançamento, na última quarta-feira (10), de um pacote de ações que incluem um novo protocolo clínico para crianças de até 3 anos, a oferta de cursos de especialização em desenvolvimento infantil para profissionais de saúde e informações para os pais sobre os cuidados básicos. O Governo do Estado pretende investir R$ 5,5 milhões até o fim de 2013. Inicialmente, o programa será levado para 41 cidades do Estado.
Mais
‘Diabetes envolve autoconhecimento’, diz palestra
Em Jundiaí, a iniciativa vem sendo realizada por meio do Comitê Técnico Municipal do Projeto Intersetorial do Desenvolvimento Infantil, que desenvolve ações com profissionais da rede de educação, saúde e assistência social, por exemplo. Na primeira semana de agosto, a cidade recebe a 2ª Semana Regional do Bebê, com diversas atividades nas UBSs (Unidades de Saúde), CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) e EMEBs de zero a três anos (Escolas Municipais de Educação Básica).
O evento é um marco nas atividades que estão ocorrendo na cidade e irá difundir a importância do desenvolvimento infantil pleno. “É muito bom que o programa seja ampliado para outros municípios, já que as políticas públicas voltadas ao assunto permitem a formação de crianças mais capazes como futuros cidadãos”, comentou a articuladora do comitê, Maria Eugênia Bizestre Orlato.
Elaborado pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, o programa Primeiríssima Infância também foi implantado nas outras cidades da Aglomeração Urbana de Jundiaí (Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Jarinu, Louveira e Várzea Paulista) além de incorporar, também, Itatiba e Morungaba, em sua região de trabalho.
A metodologia da atuação está baseada em: pré-natal, grupo de gestantes, parto, puerpério, puericultura e espaços lúdicos. “Queremos também envolver as entidades da sociedade civil que, historicamente, tiveram um papel essencial na luta pelos direitos da infância, como a Pastoral da Criança”, lembrou Maria Eugênia.
Estado
Chamado de “SP pela Primeiríssima Infância”, o objetivo da Secretaria Estadual de Saúde é que seja estendido a todas as cidades paulistas nos próximos anos, por meio de parcerias com a sociedade civil. Um convênio foi firmado com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, referência no atendimento infantil.
Famílias que forem atendidos pelo programa receberão o Caderno da Família, uma cartilha com informações sobre as fases de vida do bebê, vacinas que deve tomar, alimentação, além de cuidados que os responsáveis devem ter com o sono e o choro.
Por José Arnaldo de Oliveira
-
29/05/2024
Mais de mil pessoas participam das atividades do Dia do Desafio no Bolão
-
29/05/2024
Lançamento da Loja Colmeia Ecosol marca o encerramento do mês da Luta Antimanicomial
-
21/05/2024
Jundiaí vai com delegação de 160 pessoas para Jomi em Campo Limpo Paulista
-
11/05/2024
Futuro centro de referência da infância, no Novo Horizonte, atinge 80% de obras concluídas