Primeiríssima Infância vira protocolo estadual de saúde

Publicada em 12/07/2013 às 17:39

Uma das prioridades da Prefeitura de Jundiaí foi reconhecida pelo Governo do Estado com o lançamento, na última quarta-feira (10), de um pacote de ações que incluem um novo protocolo clínico para crianças de até 3 anos, a oferta de cursos de especialização em desenvolvimento infantil para profissionais de saúde e informações para os pais sobre os cuidados básicos. O Governo do Estado pretende investir R$ 5,5 milhões até o fim de 2013. Inicialmente, o programa será levado para 41 cidades do Estado.

Mais
‘Diabetes envolve autoconhecimento’, diz palestra

Em Jundiaí, a iniciativa vem sendo realizada por meio do Comitê Técnico Municipal do Projeto Intersetorial do Desenvolvimento Infantil, que desenvolve ações com profissionais da rede de educação, saúde e assistência social, por exemplo. Na primeira semana de agosto, a cidade recebe a 2ª Semana Regional do Bebê, com diversas atividades nas UBSs (Unidades de Saúde), CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) e EMEBs de zero a três anos (Escolas Municipais de Educação Básica).

O evento é um marco nas atividades que estão ocorrendo na cidade e irá difundir a importância do desenvolvimento infantil pleno. “É muito bom que o programa seja ampliado para outros municípios, já que as políticas públicas voltadas ao assunto permitem a formação de crianças mais capazes como futuros cidadãos”, comentou a articuladora do comitê, Maria Eugênia Bizestre Orlato.

Elaborado pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, o programa Primeiríssima Infância também foi implantado nas outras cidades da Aglomeração Urbana de Jundiaí (Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Jarinu, Louveira e Várzea Paulista) além de incorporar, também, Itatiba e Morungaba, em sua região de trabalho.

A metodologia da atuação está baseada em: pré-natal, grupo de gestantes, parto, puerpério, puericultura e espaços lúdicos. “Queremos também envolver as entidades da sociedade civil que, historicamente, tiveram um papel essencial na luta pelos direitos da infância, como a Pastoral da Criança”, lembrou Maria Eugênia.

Estado
Chamado de “SP pela Primeiríssima Infância”, o objetivo da Secretaria Estadual de Saúde é que seja estendido a todas as cidades paulistas nos próximos anos, por meio de parcerias com a sociedade civil. Um convênio foi firmado com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, referência no atendimento infantil.

Famílias que forem atendidos pelo programa receberão o Caderno da Família, uma cartilha com informações sobre as fases de vida do bebê, vacinas que deve tomar, alimentação, além de cuidados que os responsáveis devem ter com o sono e o choro.

Por José Arnaldo de Oliveira


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/07/12/primeirissima-infancia-vira-protocolo-estadual-de-saude/
Leia mais sobre