Jundiaí conquista o Jogos Regionais

Publicada em 13/07/2013 às 15:37

O primeiro lugar do pódio dos Jogos Regionais está de volta para Jundiaí. A conquista da cidade em Votorantim foi oficializada neste sábado (13). Na classificação geral, Jundiaí fez 323 pontos, com 92 de vantagem para a segunda colocada. Sorocaba fez 231, seguido por Itu com 230.

Mais
Handebol masculino leva ouro em partida emocionante
Rita Orsi comemora mais um título de Regionais
Tudo sobre os Jogos Regionais
Veja o álbum de fotos do evento

O primeiro lugar do pódio dos Jogos Regionais está de volta para Jundiaí

Mesmo com a mudança de regulamento dos Jogos, a cidade conquistou o título, faturando 101 medalhas de ouro, 54 de prata e 39 bronze – total de 194. Depois de 13 títulos consecutivos, Jundiaí havia perdido para Sorocaba em 2012 e este ano volta a soltar o grito de é campeão.

Em 2013, o regulamento da competição (se aplica também aos Jogos Abertos) foi alterado pelo Governo do Estado de São Paulo. A disputa acontecerá apenas na categoria livre. Outra novidade foi a liberação da participação de atletas federados na competição. Desta forma, o competidor com vínculo a uma federação poderá ser inscrito por qualquer cidade sem restrições – o que era proibido nas últimas edições.

“Quero parabenizar todo o pessoal envolvido, atletas, professoras, merendeiras, equipe de transporte, seguranças, manutenção, médico e fisioterapia. Investir na base é uma preocupação do governo Pedro Bigardi e vamos continuar com este trabalho. Em 2015, queremos fazer uma grande festa na nossa cidade, com envolvimento de toda a comunidade”, disse o secretário adjunto de esportes, Cristiano Lopes.

Marco Antônio Fernandes, o Pirica, foi o chefe da delegação campeão em 2013. “Nos preocupou a mudança de regulamento, de credenciamento e exigiu muito de toda a chefia. A gente se superou e participei de uma equipe muito unida. Saio com a alma lavada e muito orgulhoso de ter feito parte disso”, disse Pirica, que foi auxiliado por Petrus Esteves Teixeira.

A técnica Rita Orsi, 16 vezes seguidas campeã do handebol nos Jogos e coordenadora da seleção brasileira, elogiou o investimento na base em Jundiaí. “Costumo dizer que temos um baú cheio de tesouros em Jundiaí. E a cidade vem cuidando do esporte, com o Pedro Bigardi e com o Cristiano Lopes. O trabalho é árduo, demorado, mas dá resultado. No futuro, a criança que começa no esporte pode defender a cidade ou se tornar um médico, um engenheiro. O esporte tem a capacidade de transformar pessoas”, completou.

Números
Jundiaí participou com 415 atletas na competição – 231 masculino e 184 feminino. Ao todo, a delegação jundiaiense teve 554 pessoas, entre atletas, técnicos e pessoal do administrativo.

A cidade disputou as seguintes modalidades em Votorantim: atletismo (masculino e feminino), Atletismo PCD (masculino e feminino), Basquete (masculino e feminino), Biribiol (masculino), Bocha (masculino), Capoeira (masculino e feminino), Ciclismo (masculino e feminino), Damas misto, Futebol (masculino e feminino), Futsal (masculino e feminino), Ginástica Artística (masculino e feminino), Ginástica Rítimica (feminina), Judô (masculino e feminino), Caratê (masculino e feminino), Malha (masculina), Natação (masculino e feminino), Natação PCD (masculino e feminino), Taekwondo (masculino e feminino), Tênis (masculino e feminino), Tênis de Mesa (masculino e feminino), Vôlei (masculino e feminino), Vôlei de praia (masculino e feminino), Xadrez (masculino e feminino).

Por Fábio Frattini Manzini
Foto: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/07/13/jundiai-conquista-o-jogos-regionais/