Conferência de Cultura marca debate para políticas culturais

Publicada em 16/07/2013 às 18:22

Durante a abertura da 2ª Conferência Municipal de Cultura, que aconteceu na sexta-feira (12), no Parque Comendador Antônio Carbonari, o prefeito Pedro Bigardi reiterou a realização das conferências na cidade. “As mudanças no âmbito federal são iniciadas nos municípios, por isso a população deve se unir para discutir propostas e medidas. A cultura é um elemento transformador e libertador, estamos trabalhando por mais espaços e mais recursos.”

Mais
Inscrição para creches vai até dia 30 de julho

Biblioteca: Nas férias, tem muita contação de histórias

O prefeito Pedro Bigardi, Valério Bemfica e os secretários José Carlos Pires e Tércio Marinho

O prefeito Pedro Bigardi, Valério Bemfica e os secretários José Carlos Pires e Tércio Marinho

O secretário da Casa Civil, José Carlos Pires, reiterou que o diálogo com a sociedade para a construção de políticas públicas é uma das marcas do atual governo municipal, assim como a realização de conferências como instrumento de aproximar a população do poder público, além de ser um importante instrumento para afirmação do povo e sua diversidade cultural.

Para Tércio Marinho, secretário da Cultura, a conferência é um avanço na discussão do futuro da cidade, é onde “o povo se reconhece, pois auxilia a criação da identidade, determina o nível de sociedade que queremos viver e extermina a desigualdade”.

Propostas debatidas durante a conferência confirmam Programa de Metas

Propostas debatidas durante a conferência confirmam Programa de Metas

Palestra
No sábado (13), cerca de 80 pessoas participaram do evento, que contou com palestra de Henry Machado Durante, representante do Ministério da Cultura, que falou sobre o novo momento da política com a realização das conferências em diversas cidades do país.

“Ao entender o que é cultura, todos são enquadrados como produtores e consumidores da cultura”, disse Henry. Segundo ele, para caminhar no sentido da diversidade cultural é preciso democratizar o acesso à cultura e aumentar o número de produtores de cultura, que é um pilar importante de desenvolvimento, porque agrega valores de forma sustentável e econômica. “Se existe vida cultural a cidade têm pessoas criativas. A cultura influencia em outras áreas e torna as pessoas mais inteligentes e conscientes de seus direitos.”

Propostas
Os participantes se dividiram em três grupos para discutir propostas dos quatro eixos propostos pelo Ministério da Cultura: Implementação do SNC (Sistema Nacional de Cultura): com foco na organização da gestão cultural e na participação sociais nos três níveis de governo (União, estados e municípios); Produção simbólica e diversidade cultural: através do fortalecimento da produção artística, da proteção e promoção da diversidade das expressões culturais; Cidadania e direitos culturais: através da garantia do pleno exercício dos direitos culturais e consolidação da cidadania; e Cultura e desenvolvimento: através da economia criativa como uma estratégia de desenvolvimento sustentável.

Até o fim desta semana, o diretor de Cultura, Eufraudisio Modesto Filho irá formular um diagnóstico sobre os resultados da conferência, que inicia nova fase da cultura jundiaiense. Segundo Eufradisio, as propostas confirmam o Programa de Metas protocolado pelo governo municipal. “Muitos dos anseios do grupo que participou da conferência já foram previstos, como a revitalização e ampliação das funções do Complexo Fepasa e a valorização dos artistas locais.”

Também prestigiaram o evento os secretários municipais Mary Fornari Marinho (Recursos Humanos) e Cláudio Miranda (Saúde), além da coordenadora de Juventude, Narrinam Camargo.

Delegados
Para a fase estadual foram eleitos os delegados: Creusa Aparecida Claudino, socióloga, representante do poder público; Cintia Cristina Carvalho, Paulo Cid (Trilho) e Rosana Congílio Martins de Camargo, representando a sociedade civil.

Por Flávia Alves
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/07/16/conferencia-de-cultura-marca-debate-publico-para-politicas-culturais/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original