Feirantes participam de palestra sobre finanças

Publicada em 17/07/2013 às 19:06

Um grupo de aproximadamente 60 feirantes participou, nesta quarta-feira (17), no Paço Municipal, de uma palestra sobre finanças promovida pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo. Esta é a segunda atividade do programa ‘Feira Livre’ para capacitação de feirantes, desenvolvido pela secretaria em parceria com o Sebrae Jundiaí. O objetivo é mostrar que o feirante é um empreendedor.

O consultor Fernando Gama falou sobre como organizar o fluxo de caixa

O consultor Fernando Gama falou sobre como organizar o fluxo de caixa

“Queremos fortalecer a atividade e mostrar que estes profissionais podem melhorar seus ganhos”, destacou o secretário Marcos Brunholi.

O foco da palestra do consultor do Sebrae, Fernando Alves Gama, foi o fluxo de caixa. De forma descontraída, ele falou sobre a importância de o feirante, assim como qualquer empresário, ter controle financeiro do negócio. O primeiro passo, segundo Fernando, é a disciplina. “É preciso anotar tudo o que recebe e o que gasta, todos os dias”, ensinou.

Outra lição importante, ressaltou Fernando, é separar a vida financeira particular da empresarial. “Não dá para misturar as duas. É preciso criar um pró-labore antes de tudo.”

Experiência
Para o feirante Márcio Borin, que há 20 anos trabalha nesta área, é possível colocar em prática todas as lições. “Eu não tenho esse controle todo sobre as finanças. Ele nos ensinou, de maneira simples e fácil, como podemos organizar o caixa”, disse. E lamentou: “O único problema é que foi pouco tempo para tanta informação.”

O feirante Flávio Eguchi afirmou que já pratica a maioria das lições passadas por Fernando. Mesmo assim, disse que faz questão de participar dos cursos. “É uma reciclagem. É sempre bom a gente reciclar e ver que estamos no caminho certo.”

A próxima palestra, sobre marketing, está marcada para o dia 21 de agosto. O programa prevê ainda, em setembro, uma palestra sobre associativismo.

Por Niza Souza
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/07/17/feirantes-participam-de-palestra-sobre-financas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original