Meio Ambiente prepara projeto para visitação à Cachoeira de Morangaba

Publicada em 17/07/2013 às 18:29

A Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente está desenvolvendo projeto para a visitação à Cachoeira de Morangaba, localizada na Serra do Japi. Como objetivos principais, constam também no projeto os trabalhos de renaturalização das margens da cachoeira, acessibilidade e enriquecimento da vegetação.

Mais
Em Jundiaí, uma viagem em busca dos antepassados

Representantes da secretaria estiveram em visita à Serra do Japi

Representantes da secretaria estiveram em visita à Serra do Japi

Na sexta-feira (12), representantes da secretaria estiveram em visita à Serra do Japi. “O projeto é bastante interessante e permitirá, de forma programada e segura, a visitação à cachoeira”, disse Daniela da Camara Sutti, secretária de Planejamento e Meio Ambiente.

Participaram também da reunião o arquiteto Décio Pradella, diretor de Planejamento, e o comandante da Guarda Municipal, José Roberto Ferraz.

Os diretores de Meio Ambiente, Flávio Gramolelli Junior, e de Comunicação, Bruno Brescancini, detalham a ação. “Desenvolvemos este trabalho contemplando o uso do espaço, reforma da portaria, sanitários, vestiários e casa-sede, além da implantação de algumas trilhas no local”, disse Gramolelli. “Também vamos renaturalizar a área, retirando a parte de concreto ali construída. A acessibilidade é outro ponto do projeto. Deficientes físicos (mesmo cadeirantes) e visuais poderão visitar o local, de forma programada”, completou.

Gramolelli também explica que a forma de visitação se inicia já na chegada dos interessados. “Todos os visitantes serão recepcionados no Centro de Referência de Educação Ambiental, localizado no bairro Santa Clara. Ali receberão orientações, material de apoio e deixarão os veículos estacionados. Em seguida, de ônibus, seguirão até a cachoeira de Morangaba, onde ficarão por tempo determinado”, contou.

Bruno Brescancini explica que a comunicação visual não ficará restrita às placas indicativas. “Por determinação do secretário Cristiano Guimarães, a Secretaria de Comunicação Social vai dar no local as informações sobre educação ambiental, além da produção de material de apoio. Quanto às placas indicativas, trabalhamos no sentido de montar trilhas auto-guiadas”, explicou o diretor.

A iniciativa deve ser colocada em prática ainda este ano, mas aguarda a possibilidade de parcerias para esta implantação.

Por Jesus dos Santos
Fotos: divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/07/17/planejamento-e-meio-ambiente-prepara-projeto-para-visitacao-a-cachoeira-de-morangaba/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original