Projeto experimental retoma visitação à Serra do Japi

Publicada em 18/07/2013 às 16:56

A Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente abre, nesta sexta-feira (19), as inscrições para interessados em visitar a Serra do Japi. As visitas, em período experimental, começam nesta quarta-feira (24) e vão até o dia 31 deste mês.

“A Serra do Japi ficou fechada às visitas durante muitos anos. Nesses primeiros seis meses de governo, planejamos a abertura à visitação e, então, nosso empenho foi no sentido de avaliar a segurança das visitas e o incondicional respeito ao meio ambiente”, disse Daniela da Câmara Sutti, secretária de Planejamento e Meio Ambiente. “Este é um projeto-piloto, ou seja, destina-se prioritariamente a nos permitir avaliações, seguidas de prováveis reajustes para que, só depois, a visitação passe a ser em caráter permanente e de forma programada”, destacou a secretária.

Daniela da Câmara: Projeto piloto é destinado à educação ambiental

Daniela da Câmara: Projeto piloto é destinado à educação ambiental

Outro destaque feito por Daniela dá conta de que o projeto “Nossa Serra” dedica-se à cultura ambiental. “O projeto é destinado estritamente à educação ambiental. Não se trata de atividade turística. Tanto é que os visitantes chegarão à Base Ecológica de ônibus, assistirão a uma palestra educativa e depois sairão em caminhada por uma trilha devidamente licenciada e constante no Plano de Manejo da Reserva Biológica Municipal.”

Durante a caminhada, os visitantes terão a oportunidade de associar o conteúdo da palestra ao aspecto prático de preservação do meio ambiente. Ainda durante a visitação, diz a secretária, “serão abordados temas como patrimônio natural, fauna e flora, recursos hídricos, contemplação visual paisagística e, principalmente, a importância da representatividade científica da Serra para a comunidade mundial”, explicou.

A secretária também afirmou que “os resultados positivos desse projeto piloto podem servir como base para que a visitação se torne viável e com caráter permanente e que, após os devidos ajustes, o projeto será encaminhado para avaliação e parecer do Conselho Gestor da Serra do Japi”.

O Diretor de Meio Ambiente, Flávio Gramolelli Júnior, detalhou as metas do projeto “Nossa Serra”. “Os objetivos do projeto se configuram em promover educação ambiental na Reserva Biológica Municipal da Serra do Japi e estimular ações de conscientização da importância da Serra, com foco na preservação”, disse Gramolelli.

Quem pode participar
Podem participar pessoas com idade acima de 15 anos. As menores de 18 anos deverão ter autorização dos pais.

Por Jesus dos Santos
Foto: Arquivo


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/07/18/projeto-experimental-retoma-visitacao-a-serra-do-japi/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original