“Viagem Fantástica” relembra o passado do teatro

Publicada em 23/07/2013 às 14:27

“Há 50 anos, o Polytheama era ponto de encontro dos jovens. Todos os domingos nos encontrávamos na matinê para assistir os seriados da época. Depois, todos iam para a famosa lanchonete Paulicéa, que ficava no calçadão da Barão, ou saíamos para dançar. Foi uma época inesquecível e agora estou revivendo minhas lembranças”, relembrou dona Iraides Bertoline, de 79 anos que, participou da “Viagem Fantástica”, no Teatro Polytheama, nessa segunda-feira (22), ao lado de outras 60 pessoas. O grupo contou com idosos e crianças.

Mais
Princesas visitam Museu Histórico e Cultural de Jundiaí

Passeio pelo teatro relembra história de um dos ícones de Jundiaí

Passeio pelo teatro relembra história de um dos ícones de Jundiaí


Vera Lúcia Miura de 66 anos, contou que ganhou o primeiro beijo, em meados de 1964, no Polytheama. “É incrível ver como o teatro mudou. Está lindo e muito moderno. Me lembro do show do Roberto Carlos e muitas outras apresentações”.

Esta é a sensação que a “Viagem Fantástica” oferece ao público. Duas atrizes caracterizadas fazem um passeio monitorado por todo o teatro, contando desde a inauguração em meados de 1910.

Ela relembram diversas fases do teatro, quando ele foi base para os combatentes durante a revolução de 1932, falam sobre as reformas, os tijolos aparentes, o projeto de reforma que não foi concluído e sobre o tombamento. Passando por todos os locais do teatro, desde o saguão, plateia, galeria, camarins e palco.

Máscaras

Na segunda (22), também aconteceu mais uma oficina de confecção de máscaras. Sucesso entre as crianças, o ator e professor de artes e literatura, João Antonio de Souza, fez o molde com gaze engessada no rosto das crianças e depois elas puderam soltar a imaginação fazendo a decoração.

Talitha Romera levou os filhos Murilo, de 7 anos, e Iran, 4. “Ficamos sabendo da programação de férias por meio da escola. Eles ficaram ansiosos para participar da oficina e também para assistir todos os espetáculos infantis que o teatro ofereceu . É uma satisfação poder inserir nossos filhos na cultura.”

Por Flávia Alves
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/07/23/viagem-fantastica-do-polytheama-relembra-o-passado-do-teatro/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original