Bancas do Produtor na Praça ampliam oferta de produtos

Publicada em 26/07/2013 às 15:46

Desde o início deste mês, os permissionários do programa Produtor na Praça estão trabalhando com novas opções nas bancas. São produtos de valor agregado, como geleias, compotas, doces, pães, dentre outros, produzidos também nas áreas rurais e que passaram a ser fornecidos após uma rodada de negócios promovida pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo. Nesse evento, 14 produtores formalizaram cadastro junto à secretaria para atuar no fornecimento aos proprietários de bancas.

Mais
Prefeito participa da abertura da Feiccad

Leda Bardi mostra os novos produtos de sua banca em frente ao Paço Municipal

Leda Bardi mostra os novos produtos de sua banca em frente ao Paço Municipal

A comercialização segue o mesmo rigor imposto aos permissionários do Produtor na Praça, ou seja, eles devem vir das áreas rurais, que aproveitam o excedente das frutas para a produção de derivados, como as geleias e as compotas.

Um exemplo de que os resultados estão sendo bastante satisfatórios vem da banca que funciona na praça em frente ao Paço Municipal, da família Bardi. Segundo Leda Bardi, o abastecimento com os novos produtos chega a acontecer várias vezes por dia. “Tudo o que entra sai, pois as pessoas gostam dessa variedade”, explica ela, que trabalha, além das frutas, com geleias, doces e pães diversos. “Pão de mandioquinha, então, é um dos campeões de venda”, aponta Leda.

Balanço
Só neste ano, foram comercializadas 218 toneladas de frutas variadas nas 26 bancas do Produtor na Praça. Alguns meses, como março e abril, apresentaram variação para menor, por causa da safra, que interfere no resultado. Já em janeiro e fevereiro, quando algumas culturas estão no seu pico, como a uva, os números tendem a aumentar.

Atualmente, o que está puxando as vendas são a pocam e o morango, frutas que estão na sua temporada. A grande oferta, também, permite praticar preços mais baixos e as frutas quase não param nas bancas.

O Produtor na Praça é um programa que beneficia não só a população como também o próprio produtor, que pode agregar valores ao negócio. Ganha o consumidor, com preço e qualidade da fruta que vai comprar, e ganha o produtor, que tem uma alternativa a mais para o escoamento de sua produção. As frutas mais vendidas nas bancas do Produtor na Praça são o abacate, abacaxi, ameixa, banana, caqui, carambola, figo, goiaba, jabuticaba, laranja, lixia, limão, maçã nacional, mamão papaya, manga, maracujá, morango, nectarina, pera, pêssego, tangerina e uva.

As bancas funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Aos sábados, domingos e feriados o funcionamento é facultativo ao permissionário.

Por Alcir de Oliveira
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/07/26/bancas-do-produtor-na-praca-ampliam-oferta-de-produtos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original