Prefeitura testa planejamento participativo

Publicada em 26/07/2013 às 10:16

O prefeito Pedro Bigardi reuniu-se com representantes de diversos bairros envolvidos na iniciativa de consulta participativa, articulada pelo vereador Paulo Malerba, na noite desta quarta-feira (24), e garantiu que o método será ampliado para as oito reuniões do Plano Plurianual 2014-2017, que acontecem em agosto.

Mais
Aglomeração Urbana promove Conferência sobre Meio Ambiente

Prefeitura retoma obras da nova UBS do Eloy

Foram apresentados diversos processos em andamento que coincidem com prioridades já apresentadas pelos moradores. A iniciativa parlamentar envolveu os bairros do Eloy Chaves, Fazenda Grande, Medeiros, Vianelo e Vila Aparecida. O número de participantes das reuniões variou de 27 a 132 pessoas.

Comissão de moradores levou propostas: Programa de Metas

Comissão de moradores levou propostas: Programa de Metas

Sobre as prioridades do Eloy Chaves, o prefeito anunciou a revisão da lei 417 (de proteção da Serra do Japi), os preparativos para uma base da Guarda Municipal na zona Oeste, a criação de um novo centro esportivo na área central do bairro e o término de construção nova unidade de saúde, além de planos de melhoria viária e cicloviária.

“Nosso projeto de ônibus rápido (BRT) visa desafogar o terminal do bairro. Mas teremos outras medidas antes disso”, explicou.

Atendidos
Para o Fazenda Grande, as prioridades apontadas tiveram respostas imediatas, como o acesso alternativo ao bairro por uma nova ponte entre os bairros do Varjão e do Poste e também a melhoria na avenida Henrique Brunini. “Vamos ter também intervenções nesse trecho antes do BRT”, comentou.

O Medeiros também teve reivindicações confirmadas, como o asfalto no trecho em terra da avenida Juvenal Arantes. “Estivemos no local nesta semana”, destacou Bigardi. Ele também citou que o pedido dos moradores para uma academia ao ar livre pode ser atendido.

Reunião serviu de teste para reuniões do Plano Plurianual

Reunião serviu de teste para reuniões do Plano Plurianual

“Estou vendo que também existem questões de regularização fundiária do Jardim Antonieta e avançamos bastante para resolver esse tema”, comentou ao citar acordos com os governos estadual e federal para as compensações exigidas de núcleos irregulares.

No Vianelo, prioridades como a revitalização da praça José Francisco Pessolano foram confirmadas, assim como a ponte sobre o rio Guapeva, no final da rua José Gáspari Sobrinho.

“Encontramos o Parque Guapeva sem projeto algum e com demanda de corrigir o acesso para a Vila Arens. Vamos fazer em duas etapas. Já o acesso para a rodovia Anhanguera tem três alternativas (avenida Osmundo Pellegrini, avenida Jundiaí e avenida 9 de Julho), todas dependentes do Estado. Acredito que iremos começar pelas alças da avenida 9 de Julho”, comentou.

Calçadas
Para a Vila Aparecida, o prefeito comentou que a prioridade de segurança e de atendimento a dependentes químicos está sendo contemplada com os novos recursos do programa ‘Crack, É Possível Vencer’, que será lançado no início de agosto.

“Até a questão das calçadas da avenida Fernão Dias Paes Leme poderemos resolver. Como as árvores são antigas, talvez possamos alargar a calçada criando o sistema binário de trânsito de mão única com uma nova avenida sobre o córrego canalizado do São Camilo, que tem um pequeno trecho para ser concluído”, afirmou.

No total, foram 90 tópicos registrados no processo. Para Ema Ivanira Pellegrini, que participou de reuniões no Vianelo, a experiência foi positiva. “Foi bom para iniciar o PPA Participativo. O diálogo é essencial”, afirmou.

Por José Arnaldo de Oliveira
Foto: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/07/26/prefeitura-e-bairros-testam-planejamento-participativo/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original