Assistência Social: Conferência renova políticas sociais

Publicada em 29/07/2013 às 18:13

Com mais de 180 participantes, a 9ª Conferência Municipal de Assistência Social teve uma avaliação positiva pela presença de representantes de diversos setores do poder público e da sociedade civil. “Esse detalhe evidenciou a transversalidade desse tema e sua dimensão coletiva em todas as instâncias”, afirma a secretária Marilena Negro.

Mais
Jundiaí vai atrás da segunda creche para população

Igreja Mundial realiza evento para 6 mil pessoas em Jundiaí

Estiveram no evento, realizado no auditório da Faculdade Anhanguera quinta-feira (26) e sexta (27), representantes de setores como a saúde, educação, cultura, a pessoa com deficiência, a habitação e muitos outros. Dos participantes, 120 foram delegados do setor público, das entidades, dos cidadãos usuários dos serviços e também dos trabalhadores da área. Muitos também atuam nos conselhos municipais.

Mais de 180 pessoas se reuniram para a conferência municipal

O SUAS (Sistema Único de Assistência Social) ainda está atrasado em Jundiaí pela defasagem dos últimos anos. Atualmente, a cidade tem apenas quatro CRAS (Centros de Referência da Assistência Social) e um Criju (Centro de Referência do Idoso), enquanto municípios de porte semelhante possuem o dobro ou o triplo desse número. Essa estrutura também acaba determinando repasses federais ao setor.

“Houve uma discussão muito boa no eixo de regionalização, de mais cooperação entre os municípios da Aglomeração Urbana, cobrando o mesmo do Estado. Também surpreendeu a defesa de conselhos gestores nas entidades conveniadas”, comenta Marilena.

Conteúdo
Além do aspecto regional, os eixos também envolveram o cofinanciamento do sistema, a gestão da vigilância socioassistencial, a gestão do trabalho, a gestão dos serviços e projetos e a gestão dos benefícios. As propostas estão sendo sistematizadas e serão levadas em outubro por seis delegados eleitos para a etapa estadual, em Atibaia.

O prefeito Pedro Bigardi acompanhou todo o primeiro dia do evento, quando a professora Vânia Nery palestrou sobre a superação do caráter meramente assistencialista ou filantrópico dessa política pública. “Vamos inserir o conteúdo desse debate na linha do governo”, avalia a secretária.

O evento contou com o envio de um trabalho da poetisa Sônia Cintra como homenagem aos participantes.

Por José Arnaldo de Oliveira
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/07/29/assistencia-social-conferencia-renova-politicas-sociais/