Consulta pública apresenta o Instituto Federal

Publicada em 29/07/2013 às 18:40

Os primeiros passos para a instalação do IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia) em Jundiaí foram dados na noite de sexta-feira (26), numa consulta pública realizada pela Secretaria de Educação, na sede do Ciesp. Na ocasião, o pró-reitor de extensão da instituição, Wilson de Andrade Matos, explicou a estrutura e a possibilidade de cursos. O evento contou com a presença do prefeito Pedro Bigardi e do vice-prefeito e secretário de Educação, Durval Orlato.

Mais
Nossa Serra: Primeiro grupo visitou a Serra do Japi

Jundiaí realiza a 1ª Conferência Regional da Igualdade Racial

O prefeito destacou que o Instituto traz possibilidades para o município no ensino técnico, superior e pós-graduação. “Temos uma gama de opções para a formação do cidadão. É meu desejo antigo, e também do Durval, de levar ao cidadão um ensino de qualidade e gratuito.”

Cursos e estrutura do IFSP foram apresentados durante consulta

Cursos e estrutura do IFSP foram apresentados durante consulta

Ele destacou que a segunda fase do processo ocorre daqui a 2 meses, com uma nova consulta que discutirá a possibilidade de cursos para o município. São mais de 100 opções. “Jundiaí vive uma diversidade de oportunidades e de desenvolvimento. Nossa indústria é forte e carece de mão de obra. A região é rica em comércio e serviços, setor que cresce extraordinariamente. Também temos agricultura e produção de alimentos forte. Será um desafio escolher os cursos.”

Segundo o prefeito, o processo deve ser cuidadoso. “Precisamos estabelecer parâmetros e é essencial que essa escolha seja marcada pela participação da população. E é essa abertura a uma sociedade participativa que fará a diferença em todo o governo.”

Para Durval Orlato, a participação popular é essencial. “Convidaremos associações, entidades e toda a população para os encontros que discutirão as possibilidades de cursos para o município.” Segundo Durval, em janeiro de 2014 os cursos técnicos já estarão disponíveis e, posteriormente, os superiores. De acordo com ele, também será feita uma pesquisa de mercado, para verificar se os cursos irão perdurar.

Prefeito Pedro Bigardi: “Educação pública de qualidade é desejo antigo”

Prefeito Pedro Bigardi: “Educação pública de qualidade é desejo antigo”

O instituto

Durante a apresentação do IFSP, Wilson disse que a instituição é uma autarquia federal, com característica de oferta da educação básica em nível médio profissional, pluricurricular e multicampi. “Nossa oferta é com ênfase no desenvolvimento econômico e atende a vários níveis e modalidades. Preparamos o aluno para o mundo do trabalho.”

De acordo com ele, 20% das vagas são para cursos de licenciatura, como matemática e letras. Outros 50% são para formação de nível médio. “O restante, cerca de 30%, são para outras modalidades como bacharéis, pós-graduação e tecnólogos.”

O Instituto, que está em 29 cidades paulistas atualmente, tem vários níveis e modalidades de cursos. Um deles é o ‘Médio’, no qual o aluno tem a oportunidade de ter o ensino técnico integrado ao médio, com duração de três a quatro anos. Também há o ‘Ensino Médio Concomitante’, quando o aluno cursa o médio em outra instituição e faz o curso técnico no IFSP. A duração é de 800 a 1,2 mil horas.

Também há a modalidade ‘Subsequente’ ou ‘Pós-Médio’. “Para cursar, o aluno já precisa ter concluído o ensino médio.” O Instituto Federal tem ainda as opções de Ensino Superior – hoje são 28 cursos de tecnologia e licenciaturas.

O IFSP conta ainda com pós-graduação lato sensu e scricto sensu, além de programas especiais e tem cota de vagas para alunos vindos da educação pública.

Por Luana Dias
Foto: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/07/29/consulta-publica-apresenta-o-instituto-federal/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original