Nossa Serra: Primeiro grupo visitou a Serra do Japi

Publicada em 29/07/2013 às 12:33

Após três anos fechada para visitação de pessoas da comunidade, a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, com o apoio das secretarias de Educação e Saúde e da Guarda Municipal, realizou na manhã de sábado (27) a primeira visita experimental do projeto-piloto ‘Nossa Serra’. A iniciativa é destinada estritamente à educação ambiental na Reserva Biológica Municipal da Serra do Japi e busca estimular ações de conscientização sobre a Serra, com foco na preservação.

Mais
Aglomeração Urbana promove Conferência

Primeiro grupo do projeto Nossa Serra na trilha

Primeiro grupo do projeto Nossa Serra na trilha

O primeiro grupo de visitantes reuniu 18 dos 22 inscritos para a atividade, que teve a duração de aproximadamente 6 horas. Nesse período, os participantes assistiram a uma palestra educativa – realizada pelo biólogo da Base Ecológica, Ronaldo Pereira – e depois saíram em caminhada por uma trilha devidamente licenciada e constante no Plano de Manejo da Reserva Biológica Municipal.

Durante a caminhada, os visitantes tiveram a oportunidade de associar o conteúdo da palestra ao aspecto prático de preservação do meio ambiente. Ainda durante a visitação, foram abordados temas como patrimônio natural, fauna e flora, recursos hídricos, contemplação visual paisagística e, principalmente, a importância da representatividade científica da Serra para a comunidade mundial.

Segundo a secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Câmara Sutti, nesses primeiros 6 meses de governo vem ocorrendo o planejamento da abertura à visitação da Serra. “Este é um projeto-piloto, que irá nos permitir avaliações, seguidas de prováveis reajustes para que, só depois, a visitação passe a ser em caráter permanente e de forma programada”, destacou a secretária.

Rafael e Amanda aprovaram a reabertura da Serra para visitação

Rafael e Amanda aprovaram a reabertura da Serra para visitação

Oportunidade
Para o jovem casal de noivos Rafael de Almeida e Amanda Priscila Gomes, poder participar de uma trilha na Serra do Japi é uma oportunidade imperdível. Para ele, estudante de Turismo, conhecer o trabalho que é realizado na Base Ecológica e ainda caminhar junto com um grupo e um monitor era um desejo antigo que foi realizado. Ela, que já conhecia a Base, ter a possibilidade de voltar foi ainda melhor, pois “a visão de meio ambiente e da importância de preservação são outros”.

Nessa primeira visita do projeto Nossa Serra, estiveram presentes o diretor de Meio Ambiente, Flávio Gramolelli Jr., o engenheiro florestal Carlos Momesso, o fiscal Wagner Paiva e o assessor Alexandre Baietti.

Inscrições
Os interessados em participar deste projeto devem se inscrever no site da Prefeitura de Jundiaí. Podem participar pessoas com idade acima de 15 anos. De acordo com a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, ainda existem algumas vagas para as visitas que se estenderão até o dia 3 de agosto.


Por Denise de Oliveira
Fotos: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/07/29/nossa-serra-primeiro-grupo-visitou-a-serra-do-japi/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original