Serviços Públicos se reúne com caçambeiros

Publicada em 30/07/2013 às 18:48

O secretário de Serviços Públicos, Aguinaldo Leite, acompanhado pelo diretor da pasta, Gilberto Valverde, realizou na noite de segunda-feira (29) um encontro com caçambeiros do município para tirar dúvidas e organizar o setor. O objetivo foi o de tornar o trabalho realizado por eles mais produtivo e rentável. Também participou o gerente da agência da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) em Jundiaí, Domênico Tremarolli.

Mais
Setransp inicia campanha ‘Volta às Aulas’ na quinta (1)

Caçambeiros ouviram ações da secretaria e tiraram dúvidas

Caçambeiros ouviram ações da secretaria e tiraram dúvidas



Aguinaldo Leite destacou que a secretaria tem como foco avançar na questão da fiscalização de clandestinos e do uso do entulho como recurso. “É um material importante que pode ser reutilizado. A partir de agosto, não consumiremos mais material virgem em obras de calçadas, guias, bancos, pavimento para asfalto, entre outras. Tudo virá do Geresol (Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos)”.

Ele frisou que o objetivo é fazer com que Jundiaí seja uma cidade que cuida bem dos resíduos. “Isso é o que nós e toda a sociedade esperamos. Por isso, precisamos do apoio de vocês (caçambeiros).”

O diretor Gilberto Valverde apresentou aos presentes as ações da secretaria para reorganizar o setor. Segundo ele, a próxima concorrência de limpeza pública, a ser realizada em breve, será mais abrangente. “Todo serviço usado pelos cidadãos será rastreado. Inclusive as caçambas”.

Além disso, destacou que 250 caçambas para pequenos volumes serão distribuídas pela cidade. “Dessa forma, reaproveitaremos tudo. E a expectativa é, dessa forma, reduzir custos na Secretaria de Serviços Públicos e também baixar o custo de triagem, hoje arcado pelos caçambeiros no Geresol.”

A próxima concorrência prevê que caçambas irregulares sejam retiradas das ruas. “Esse não é o nosso objetivo. Por isso, estamos abertos ao diálogo”, disse Valverde.

Para Domênico, o setor de recolhimento de entulho no município é um serviço essencial. “No fim da administração anterior, a Prefeitura fez um contrato que excluiu os caçambeiros. Por isso, a triagem do material passou a ser feita fora do Geresol, de maneira irregular”, lembrou.

Por conta do problema, de acordo com Aguinaldo, em janeiro deste ano a cidade contava com 1270 pontos de descarte clandestino. “Isso demandou muitas denúncias. Por isso, fico feliz com a administração atual, que acolheu novamente a atividade dentro do Geresol. Espero que a partir desse diálogo com esse setor, tenhamos um sistema eficiente para o cidadão e ao prestador de serviço”, completou Domênico, ressaltando que a proposta da Prefeitura de reaproveitar os resíduos está dentro da postura do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente).

Ações
Aguinaldo Leite comentou ainda que trabalhará em parceria com a Secretaria de Comunicação Social para conscientizar os geradores de entulhos. “Temos que disciplinar o gerador, para que ele saiba diferenciar as caçambas para cada tipo de resíduo”. Além disso, a pasta pretende trabalhar a questão da educação ambiental. “Pretendemos mostrar à sociedade que vale a pena cuidar bem dos resíduos.”

Por Luana Dias
Fotos: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/07/30/secretario-de-servicos-publicos-se-reune-com-cacambeiros/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original