Defesa Civil alerta para baixa umidade do ar em Jundiaí

Publicada em 31/07/2013 às 18:57

A Defesa Civil comunicou nesta quarta-feira (31) o estado de alerta para moradores do município diante da baixa umidade do ar, que chegou a 13,9% por volta das 14h.

“A recomendação é evitar atividades físicas entre 10h e 16h, consumir bastante água e, em caso de necessidade de manter as atividades, usar lenço umedecido para reduzir os danos das partículas suspensas no ar”, diz o engenheiro Cesar Brayner.

Mais
Secretaria de Saúde monitora hospital em tempo real

Cuidados devem ser tomados pela população neste período

Cuidados devem ser tomados pela população neste período

Com as chuvas da semana passada, o índice chegou a 71% no dia 26 de julho. Mas seguiu em queda desde então. A leitura dos dias 28 para 29 de julho apontou a entrada na categoria de atenção (reconhecido pela Organização Mundial de Saúde entre 20% a 30% de umidade do ar) e chegou nesta quarta-feira (31) ao ponto mais baixo. O índice entre 12% e 20% é classificado como estado de alerta. Abaixo de 12%, entra em estado de emergência.

“O índice não permanece o mesmo durante o dia todo. Estávamos com 47,6% pela manhã e chegamos a 18,1% às 15h20. O ponto mais crítico é o início da tarde, quando chegamos a 13,9% por volta das 14 horas”, explica.

Recomendações
Os cuidados valem para crianças, adultos e idosos. Uma das recomendações é a valorização de árvores, que geram mais umidade no entorno, ou o uso de umidificadores e, onde não existirem, de mecanismos como a vaporização criada por chuveiros.

A Secretaria de Serviços Públicos, por meio da Divisão de Praças e Jardins, plantou recentemente 140 árvores nativas na área verde da rodovia Geraldo Dias – que liga Jundiaí a Louveira. São 27 espécies diferentes, que fazem parte de um programa de compensação ambiental da Prefeitura.

Por José Arnaldo de Oliveira
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/07/31/defesa-civil-alerta-para-baixa-umidade-do-ar/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original