Começa curso de agentes comunitários

Publicada em 16/07/2013 às 18:39

Uma palestra sobre a “singularidade” da profissão dos agentes comunitários de saúde, que fazem uma interface com a assistência social, com o meio ambiente e com a educação, marcou nesta terça-feira (16) a abertura do curso de formação das equipes da Secretaria de Saúde. Com 96 participantes divididos em três turmas, o projeto segue com aulas semanais até dezembro.

Mais
Saúde define ações de programa contra o crack

Na abertura, o secretário confirmou a valorização gradual do programa

Na abertura, o secretário confirmou a valorização gradual do programa

“A Prefeitura de Jundiaí está viabilizando uma série de projetos como unidades de pronto-atendimento e até um novo hospital, mas nada substitui a importância da atenção básica e da saúde da família. Vamos ter novas medidas de valorização ao longo do segundo semestre”, explicou o secretário de Saúde, Cláudio Miranda, em sua intervenção.

Com a meta de ampliação do número de equipes das 5 existentes no início do ano para 30 ao longo do mandato, o setor vive uma fase de estudos detalhados pelo governo. A abertura, por exemplo, foi organizada junto à DRS-7 (7ª Diretoria Regional de Saúde), do governo estadual, pelas enfermeiras Paula Hebling e Cristina Sciamarelli. E o espaço utilizado é um auditório da Unip (Universidade Paulista).

A palestrante foi a coordenadora pedagógica do Centro de Desenvolvimento e Qualidade da DRS-7 na Secretaria Estadual de Saúde, Kátia Santos de Araújo, que também atua junto ao Núcleo de Estudos de Políticas Públicas, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

“Tivemos essas parcerias que viabilizaram o curso e qualificam o conteúdo. Nossos agentes acompanham a prevenção em famílias desde as áreas rurais até os núcleos com pouca estrutura urbana”, explica Elaine Pilon, da Coordenação de Atenção Básica.

Quase cem agentes comunitários farão o curso até dezembro na Unip

Quase cem agentes comunitários farão o curso até dezembro na Unip

Há poucos dias o Ministério da Saúde confirmou a construção de novas sedes para as unidades do Programa de Saúde da Família (PSF) no Parque Centenário e no Jardim Santa Gertrudes, mas outras unidades também estão tramitando. “E o número inicial de cinco equipes já chegou a nove com novos profissionais”, diz Miranda.

Os agentes em Jundiaí ainda são, em sua maioria, vinculados ao PACS (Programa de Agentes Comunitários de Saúde), criado no País em 1991 e bastante próximo do PSF (Programa de Saúde da Família), onde atuam de maneira multidisciplinar. “As metas anunciadas pelo prefeito Pedro Bigardi visam acelerar essa transição, fortalecendo a saúde preventiva”, explicou Miranda.

Por José Arnaldo de Oliveira
Fotos: divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/07/16/comeca-curso-de-formacao-de-agentes-comunitarios/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original