Cultura mostra ações da Ação Comunitária

Publicada em 26/07/2013 às 18:54

Na próxima terça-feira (30), às 19h, a Secretaria de Cultura realiza reunião no Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão, para apresentação da Diretoria de Ação Comunitária, que tem realizado diversas ações descentralizadas nos bairros de Jundiaí.

“Nosso trabalho tem o objetivo de potencializar a cultura nos bairros, sempre em parceria com a comunidade. O trabalho começa com o diálogo entre a população, permitindo conhecer a realidade de cada bairro. A partir desse ponto, planejamos ações para fomentar as necessidades culturais”, explica a diretora Eliane da Silva Pinto.

A peça teatral “Kombinado não é carro” faz parte das ações de teatro

A peça teatral “Kombinado não é carro” faz parte das ações de teatro

Durante a reunião será apresentado o plano de ação já executado no primeiro semestre com ações que foram elaboradas em conjunto com a comunidade, valorizando a cultura de cada bairro. “Para a execução dos projetos, realizamos diversas reuniões com a população e líderes comunitários, onde é definido, por exemplo, os espaços já existentes que podem ser utilizados.”

Conheça os projetos:

Cineclube – A Diretoria de Ação Comunitária tem promovido a realização de cineclubes, com a apresentação de filmes nacionais e debates sobre o tema proposto. A proposta é levar a iniciativa para todas as regiões da cidade. O evento já acontece mensalmente no bairro do Anhangabaú, em parceria com o Barracão Cultural Capoeira Idalina. No próximo dia 3 de agosto, acontece o 1º Cineclube do Parque dos Ingás.

Sarau – A partir da realização do cineclube, a população sentiu a necessidade de demonstrar seus talentos, assim surgiu o Sarau do Barracão, que tem reunido muitas pessoas que apresentam as mais variadas expressões da cultura brasileira, como poesia, dança, música, fotografia. O evento tem como objetivo a integração entre os artistas da cidade, além de identificar as iniciativas e grupos culturais que já existem no município.

O Núcleo Cirandar oferece aulas gratuitas de música, artes cênicas e dança

O Núcleo Cirandar oferece aulas gratuitas de música, artes cênicas e dança

Cirandar – O Núcleo de Cultura Cirandar é um projeto educativo, artístico e cultural, que oferece aulas gratuitas de música, artes cênicas e dança e que tem o folclore brasileiro como base de suas atividades, por meio de cantigas, encenações e danças típicas.

Voltado para crianças de 7 a 12 anos, o projeto foi desenvolvido em parceria com a comunidade local, para resgatar os valores culturais do bairro. O projeto acontece no salão paroquial da igreja católica do Jardim Tarumã e conta com três arte-educadores, que foram escolhidos não apenas por seus conhecimentos artísticos e experiências profissionais, mas principalmente pela condição profissional no tratamento aos alunos e capacidade de atuação na comunidade.

Folclorinho – O projeto começou no primeiro semestre de 2013 com ações na Emeb Rotary Club, no bairro do Anhangabaú, por meio de atividades com 250 alunos, do 1º ao 9º ano, resgatando a cultura popular através do folclore brasileiro, por meio de cantigas, trava-línguas, brincadeiras e histórias.

Teatro – Em junho, o Jardim São Camilo recebeu a apresentação teatral da Cia. Respeitável Público, com a peça “Kombinado não é carro”. Com apoio da Secretaria de Cultura, por meio da Diretoria de Ação Comunitária, mais de 60 pessoas, entre adultos e crianças voltaram aos tempos de infância.

BuZum! – Em abril, os alunos da Emeb Beatriz Blattner Pupo, do Jardim Novo Horizonte e da Emeb Deodato Janski, no Jardim São Camilo , participaram do projeto BuZum!, patrocinado pela empresa CCR AutoBAn e apoio da Secretaria de Cultura. O projeto conta com um ônibus adaptado para apresentações teatrais. As escolas foram identificadas pela diretoria de Ação Comunitária, que já havia verificado a necessidade de atividades culturais para as crianças naquelas regiões.

Renascer – A Diretoria de Ação Comunitária promove atividades culturais periodicamente com o grupo Renascer da terceira idade, no Jardim São Camilo, com cantigas e contos tradicionais.

Por Flávia Alves
Foto: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/07/26/cultura-apresenta-acoes-da-diretoria-de-acao-comunitaria/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original