Exposição ‘A Arte Brasileira Invade Moscou’ é aberta
Publicada em 05/07/2013 às 10:10Cores e formas cheias de inspiração encheram os olhos de quem visitou, na noite desta quarta-feira (3), a abertura da exposição ‘A Arte Brasileira Invade Moscou’, em cartaz até 31 de junho no Museu Histórico e Cultural de Jundiaí (Solar do Barão). O evento contou com apresentação do quarteto de jazz e música brasileira instrumental, Atiaia.
Mais
Teatro Polytheama apresenta a peça ‘Camille e Rodin’
Museu da Ferrovia tem exposição da Revolução de 32
Onda de atrações invade os espaços públicos de Jundiaí
Com 27 obras dos jundiaienses Clayton Silva, Lima Junior e Rafael Genda, e dos paulistanos Sônia Menna Barreto e Fabrini Crisci, a avant première (mostra que precede a estreia) acontece antes de a exposição ser montada em São Paulo, na segunda quinzena de novembro, e em Moscou, em 17 de maio de 2014.
O secretário de Cultura, Tércio Marinho, compareceu ao evento e destacou a importância da exposição. “Trouxemos artistas contemporâneos que fazem com que o Solar converse com diversos públicos. A direção do museu tem acertado muito nesta ideia de mudar a visão de que esse é um lugar de contemplação. Essa é uma sala que também promove cultura.”
O diretor do Solar, Jean Camoleze, destacou ainda o potencial do local. “Estamos em uma quarta-feira à noite, com o museu cheio. Aqui é um espaço que será importantíssimo no processo de dar vida ao Centro à noite.”A exposição
Flávio Freitas, que ao lado de Carolina Teixeira assina a curadoria da exposição, comentou que os três artistas jundiaienses têm trabalhos inspirados na obra de Inos Corradin. Já Fabrini, que é mágico profissional, mergulha nesse universo artístico, enquanto Sandra se inspira em Portinari.
Tanto Cleyton quanto Rafael definem a exposição como uma janela nova na carreira. “É uma importante possibilidade de divulgação”, comentou Rafael.
O organizador da mostra, Gilson Andrade Freitas, explicou que o público vai encontrar um estilo contemporâneo nas artes plásticas. “Os artistas são consagrados, de renome nacional e internacional.”
Ele lembra que a exposição é custeada com recursos da Lei Rouanet, captados junto à iniciativa privada. “Muita gente acha inviável e complicado, mas é perfeitamente possível. Às vezes, o artista esbarra na burocracia e desiste. Mas tem que perseverar. É um recurso importante, que servirá para divulgar nossos artistas.”
Lima Junior não compareceu ao evento porque estava doente.
Serviço:
Exposição: “A Arte Brasileira Invade Moscou”
Museu Histórico e Cultural de Jundiaí ‘Solar do Barão’
Onde: Rua Barão de Jundiaí, 762 – Centro – Jundiaí
Período: De 4 a 31 de julho – Entrada Franca
Quando: De Terça a Sexta, das 10h às 17h
Sábados das 9h às 13h
Por Luana Dias
Foto: Alessandro Rosman
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
-
13/12/2024
Jundiaí 368 anos: primeira sala de cinema pública é entregue à população
-
13/12/2024
Biblioteca recebe exposição dos alunos do Ateliê Celandroni
-
12/12/2024
Comitê das Crianças encerra trabalho com entrega de relatório sobre Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original