Orquestra Municipal de Jundiaí faz apresentação de estreia no Polytheama

Publicada em 10/07/2013 às 18:12

concerto de abertura da temporada 2013 da OMJ (Orquestra Municipal de Jundiaí), no último sábado (13), no Teatro Polytheama, sob regência da maestrina Claudia Ferez, contou com a participação especial do solista Davi Graton, professor da Academia da Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) e integrante do Quarteto Osesp.

Ficha técnica completa dos músicos
Confira a Programação completa da Orquestra para 2013

O secretário de Cultura, Tércio Marinho, participou da apresentação, que iniciou com a execução dos hinos Nacional e de Jundiaí e outras três obras, duas peças inglesas e uma austríaca. O sotaque inglês foi uma influência, o que não é raro para um grupo formado, exclusivamente, por instrumentos de cordas. Pois, muitas músicas foram escritas por ingleses.

Apresentações terão recursos revertidos ao Fundo Social

Apresentações terão recursos revertidos ao Fundo Social

“Estamos muito satisfeitos com o nível que a orquestra alcançou e o número maior de artistas, que oferece corpo interessante às apresentações e eleva nossa qualidade”, afirma a maestrina, que é responsável por 30 músicos de alto nível.

Rodolfo Guilherme da Silva, de 22 anos, é o mais novo do grupo e toca violino desde a infância. ” Venho de família de músicos profissionais. Minha mãe é professora de violino e desde muito pequeno ela me ensinou sobre música. Estou terminando a faculdade de música e muito feliz com a carreira que tenho construído.”

Próximo concerto
A próxima apresentação da OMJ acontece no dia 18 de agosto, às 19h, no Teatro Polytheama, quando o grupo apresenta o espetáculo Barroco Profano com os convidados: Claudia Habermann (soprano) e Michel de Souza (barítono) e Claudio Ribeiro (cravo).

A entrada será solidária e a população pode doar produtos de higiene pessoal que serão enviados ao Fundo Social de Solidariedade que colabora com diversas entidades de Jundiaí.

Os convidados

Claudia estudou mestrado em canto e música de câmera na Alemanha e realiza concertos na Europa. No Brasil, integrou os coros da Osesp. Em seu repertório destacam-se as seguintes obras: Messias e Dixit Dominus de Haendel; Vespro della Beata Vergine de Monteverdi; Paixão Segundo São João , Paixão Segundo São Matheus e Magnifcat deBach; Vesperae Solennes de Confessore de Mozart; Lobgesang de Mendelsohn, entre outras.

Michel é mestre em distinção Royal Scottish Academy of Music and Drama. Tem se apresentado em obras como Oratório de Natal, Magnificat, Missa em Si menor, Cantatas BWV 56, 82, 140 e 147 de Bach, Requiems de Mozart, entre outras. Michel também se dedica à música de câmara, ao Lied alemão, a Chanson francesa e a música brasileira.

Claudio é bacharel em música pela Unicamp, participou de diversos festivais e master-classes na América do Sul e Europa nas classes de regência, composição, prática de música colonial, piano, órgão, violino barroco e cravo. Em 1999, Claudio foi premiado no IX Concurso Rotary de Música Instrumental para Jovens, como cravista e em 2011 recebeu com seu duo ‘LOTUS’ o segundo prêmio no renomado concurso Premio Bonporti, em Rovereto (Itália).

Por Flávia Alves
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/07/10/orquestra-municipal-abre-temporada-neste-sabado-13/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original