Passeio Cultural apresenta monumentos históricos à população de Jundiaí

Publicada em 11/07/2013 às 17:14

No dia 27 de julho (sábado), os jundiaienses serão convidados a conhecer de perto a história e cultura de Jundiaí. O passeio promovido pelo Museu Histórico e Cultural Solar do Barão, em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), busca proporcionar o conhecimento e análise arquitetônica e histórica dos monumentos da cidade e é aberto para toda a população.

Mais
2ª Conferência de Cultura debate diretrizes na cidade

Catedral Nossa Senhora do Desterro faz parte do passeio

Catedral Nossa Senhora do Desterro faz parte do passeio

O trajeto será feito pela Rua Barão de Jundiaí, os pontos visitados serão: a Pinacoteca Diógenes Duarte Paes, Teatro Polytheama, Museu da Energia de Jundiaí, o prédio Casa Rosa, Gabinete de Leitura, Catedral Nossa Senhora do Desterro e Museu Histórico e Cultural Solar do Barão.

“Conhecer o patrimônio histórico é uma das melhores formas de criar consciência, senso crítico e cultural sobre nossa história”, explica Jean Camoleze, diretor responsável pelo Museu Solar do Barão, Pinacoteca Diógenes Duarte Paes e Centro de Memória.

Jundiaí possui uma rica história cultural, foi uma das portas de ocupação do interior do estado no século XVII. No século XIX foi referência na produção cafeeira e na implementação das ferrovias. Grupos de diversas etnias – indígenas, escravos, europeus -, ajudaram a construir a cidade de Jundiaí, e todas essas referências ainda podem ser vistas em alguns prédios do centro da cidade.

O passeio começa às 13h30, o término está previsto para às 16h30, para participar é necessário fazer a inscrição até o dia 26 de julho pelo telefone: (11) 4521-6259. O passeio é gratuito.

Por Flávia Alves
Foto: arquivo – PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/07/11/passeio-cultural-apresenta-monumentos-historicos-a-populacao-de-jundiai/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original