Pinacoteca oferece curso gratuito de literatura

Publicada em 17/07/2013 às 18:20

A Secretaria de Cultura realiza, a partir de agosto, o 1º módulo do curso de ‘História da Literatura: origens, saberes e destinos’, voltado para estudantes, professores, escritores e interessados em geral. O curso gratuito terá 20 vagas e tem objetivo de contribuir para o conhecimento da literatura de modo geral e, especificamente da Língua Portuguesa, visando a formação sociocultural e literária do cidadão.

Mais
Nestas férias, o Polytheama é das crianças

A Vênus de Milos é tema recorrente da literatura e será destacada

A Vênus de Milos é tema recorrente da literatura e será destacada

O curso será ministrado por Sônia Cintra, escritora e Mestre em Letras, autora de 13 livros de poesia, ensaios, crônicas e artigos. O primeiro módulo acontece nos meses de agosto, setembro e outubro de 2013, na Pinacoteca Diógenes Duarte Paes e contará, também, com oficinas de poesia e prosa, além de visitas monitoradas a bibliotecas: Professor Nelson Foot (Jundiaí), Brasiliana e Florestan Fernandes (USP) e Mário de Andrade (as três últimas localizadas em São Paulo).

“Neste 1º módulo iremos abordar a introdução à literatura universal, literatura grega e romana, o trovadorismo, as novelas de cavalaria medievais e o teatro humanista de Gil Vicente, através de textos e imagens, como, por exemplo, da Vitória de Samotrácia, Vênus de Milos, Apolo Negro, dentre outras recorrentes na literatura”, explica Sônia.

Segundo ela, será examinada a intertextualidade entre literatura e cinema. Os participantes com 75% de presença nas aulas e visitas receberão certificado de Curso de Extensão Cultural – 32 horas.

“O conhecimento da literatura e saberes literários potencializa a argumentação em qualquer atividade exercida e fortalece as relações sociais, desenvolvendo a sensibilidade, a aprendizagem e a capacitação para o aprimoramento pessoal e profissional. Além de estimular a leitura, a escrita, e a interação com outras artes”, afirma a professora.

O curso acontecerá às quartas-feiras, das 14h às 17h, com início dia 14 de agosto. As inscrições devem ser realizadas na Pinacoteca Diógenes Duarte Paes, na rua Barão de Jundiaí, 109, Centro, Jundiaí. De terça a sexta-feira, das 9h às 16h30. Mais informações pelo telefone: (11) 4586-2326.

Por Flávia Alves
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/07/17/pinacoteca-diogenes-duarte-paes-oferece-curso-gratuito-de-literatura/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original