Prefeitura de Jundiaí realiza 2ª Semana Regional do Bebê

Publicada em 25/07/2013 às 10:11

De 4 a 10 de agosto a Prefeitura de Jundiaí, por meio do Comitê Técnico Municipal do Projeto Intersetorial de Desenvolvimento Infantil, promove a 2ª Semana Regional do Bebê, através do Projeto Primeiríssima Infância, desenvolvido a partir da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal . Serão inúmeras atividades em toda a cidade, com objetivo de promover e estimular o desenvolvimento infantil pleno da gestação até os 3 anos de idade.

Confira a programação completa por bairros:
Novo Horizonte
Santa Gertrudes
Jardim Tamoio
Jardim São Camilo

São diversas atividades, entre elas apresentação da Cia. Tão Distante para crianças e adultos

São diversas atividades, entre elas apresentação da Cia. Tão Distante para crianças e adultos

Segundo a fundação, os primeiros anos de vida de uma criança são de fundamental importância, pois eles proporcionam a base para o resto da vida. As crianças bem cuidadas podem viver melhor. Investir no futuro de nossas crianças é criar uma sociedade para todos. “Com o apoio do prefeito, estamos ampliando as ações em todos os bairros, levando capacitações, oferecendo subsídios para que os profissionais possam dar continuidade à projetos que envolvam as famílias, os jovens e principalmente, as crianças”, explica Maria Eugênia Orlato, articuladora municipal do comitê.

No domingo, 4 de agosto, acontece a abertura da 2ª Semana Regional do Bebê, com diversas atrações no Parque da Cidade, para toda a família. As atividades começam às 8h30, com uma caminhada, promovida pela Unimed, encerrando a Semana Mundial do Aleitamento Materno.

Logo depois, haverá uma prática de yoga para os participantes, principalmente para mulheres e gestantes. “A prática do yoga durante a gestação estimula o vínculo entre mãe e filho, pode reduzir o nível de estresse e ansiedade, fortalece a coluna e os exercícios de respiração contribuem na hora do parto”, explica a personal trainer e professora de yoga, Sandra Guisso.

A partir das 9h começam as atrações para as crianças e adultos com a Cia Tão Distante. Os atores Celso Junior, Marcela Derpich, Silvio Romão e Tai Montana, se transformam nos palhaços Estopim, Estopa, Insônia e 14 que irão brincar e interagir com o público, de forma espontânea e alegre.

Às 10h, no palco principal do parque, começa o show com o mágico Luidjy. Às 10h30, a Trupe Pling! invade o parque, com os atores Uli Vertuan, Renato César e Eliz Braz que irão apresentar performances de teatro, circo, mímicas e sombra por todo o parque. Com figurino característico: sapatos pretos, roupas preta-e-branca, suspensórios, rosto branco e chapéu coco, os atores imitam os movimentos do público e também protagonizam diversas esquetes cômicas. Às 12h30, a Cia Rick e Kelly encerra o evento, divertindo o público com suas músicas e brincadeiras.

Cia Rick e Kelly encerra o evento

Cia Rick e Kelly encerra o evento

A Semana
De 5 a 9 de agosto, estão programadas diversas atividades nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e Emebs (Escolas Municipais de Educação Básica).

No dia 8 de agosto, às 15h, acontece o 1º Encontro Regional pela Primeiríssima Infância, na Câmara Municipal de Jundiaí, com a presença dos vereadores da cidade e representantes dos nove municípios da gestão regional de saúde (Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba e Várzea Paulista).

Durante o evento será discutida a atuação do poder público na promoção da primeira infância, já que os primeiros anos de vida de uma criança, são fundamentais para a formação dos alicerces para as aquisições futuras de um cidadão.

Dedicados a ajudar as comunidades no desafio de oferecer o melhor às crianças, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e os nove municípios firmaram uma parceria, em abril de 2012, para o desenvolvimento do Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância.

Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)
Os quatro CRAS de Jundiaí (Novo Horizonte, Santa Gertrudes, Tamoio e São Camilo) terão vasta programação. Elaborada de acordo com as capacitações do Comitê Técnico Municipal do Projeto Intersetorial de Desenvolvimento Infantil, que incentiva as ações intersetoriais, envolvendo profissionais de outras áreas, contando com a experiência e iniciativa de cada um, a fim de alcançar um número maior de pessoas.

A população terá a disposição uma série de atividades, palestras e oficinas sobre diversos assuntos, entre eles: nutrição, massagem de bebês, gestação, amamentação, acidentes domésticos, higiene bucal de crianças, contação de histórias, educação dos filhos, vínculo entre mãe e filho, violência doméstica, desenvolvimento infantil, artesanato e muito mais.

Encerramento
No dia 10 de agosto, diversas atividades para o público encerram a 2ª Semana Regional do Bebê acontece o encerramento das atividades na Praça Marechal Floriano Peixoto (atrás da Catedral): oficina de shantala (massagem para bebês); orientação sobre saúde bucal para gestantes e crianças; escovação dental supervisionada para crianças; apresentação de carregadores de bebês (sling); orientações sobre transporte seguro de crianças e gestantes (Secretaria de Transportes), Programa Humanização no Trânsito e participação do Banco de Leite Humano.

Por Flávia Alves
Fotos: divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/07/25/prefeitura-de-jundiai-realiza-2a-semana-regional-do-bebe/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original