Projeto Cirandar abre novos projetos culturais em bairros

Publicada em 01/07/2013 às 19:05

A Secretaria de Cultura lançou oficialmente sábado (29) um novo projeto na região do Jardim São Camilo e Jardim Tarumã voltado a estudantes. Com base na integração de música, teatro e dança, o Projeto Cirandar deve ser a referência inicial de um programa voltado para diversos bairros da cidade.

Mais
Polytheama tem apresentações do Projeto Guri

Amostra do trabalho foi apresentada aos participantes do lançamento

Amostra do trabalho foi apresentada aos participantes do lançamento

“As aulas vão acontecer duas vezes por semana e são voltadas para a cultura popular, onde essas coisas acontecem de maneira conjunta. Basta ver a Folia de Reis, o Bumba Meu Boi ou o cavalo marinho, por exemplo”, comenta o coreógrafo Adê Francisco, que forma a equipe ao lado do músico Tiago Pereira e da atriz Marcela Derpich.

Os pais interessados podem fazer as inscrições gratuitas nos próprios dias do projeto, nas terças ou quintas-feiras, nas turmas das 9h às 11h ou das 14h às 16h. O público alvo vai de 7 a 12 anos de idade e são 70 vagas.

As aulas ocorrem no salão comunitário da rua Espírito Santo, 295, cedido pela Paróquia de São Francisco e São Camilo de Lélis. Mas o projeto de reurbanização da área, em andamento na Fumas (Fundação Municipal de Ação Social), já prevê um espaço multimeios próprio.

Para o secretário Tércio Marinho, o foco do projeto é a cultura que passa de geração em geração. “Há uma grande sabedoria no nosso folclore e essa cultura precisa ser um pilar para as crianças porque tem a capacidade de transformar o ser humano”, afirmou.

A pasta estuda também implantar novos núcleos do projeto em outros bairros da cidade, depois de uma fase experimental no bairro.

Redes sociais
O jardineiro José Ferreira era uma das pessoas mais felizes no lançamento do projeto. “Há vários anos trabalho com propostas para esse público. Temos pessoas que surpreendem, aqui”, afirmou ele, que fez cursos sobre redes sociais no Senac Jundiaí e já realizou eventos como o Projeto Talento.

As primeiras alunas que testaram aulas do grupo aprovaram. “O contato com pessoas de outra cultura é muito divertido”, disse Tailane Vitória Lima de Moraes, de 10 anos, ao lado das amigas Naara Pereira Faria, 10, e Kattelyn Cristina da Silva, 11.

A diretora de Ação Comunitária, Eliane Silva, explica projeto

A diretora de Ação Comunitária, Eliane Silva, explica projeto

A diretora de ações comunitárias da Secretaria de Cultura, Eliane Silva Pinto, afirmou que o trabalho de Ferreira auxiliou na proposta e confirmou que a meta é aprimorar e expandir o projeto. “Eu cresci na Vila Ana e sei como é o anseio de acesso aos bens culturais”, afirmou ela, também capoeirista.

O evento contou com a presença de diretores da pasta como Jean Camoleze (museus) e Carla Pagani (teatros), do padre André (parceiro do projeto na cessão do salão comunitário) e dos vereadores Márcio Cabeleireiro, José Carlos Dias e Antonio de Pádua Pacheco.

Por José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/07/01/projeto-cirandar-abre-novos-projetos-culturais-em-bairros/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original