UBS Central cria plantão de vacinas aos sábados

Publicada em 18/07/2013 às 14:57

Um novo sistema para vacinação de crianças, adultos e idosos está em funcionamento aos sábados na UBS Central para atender os moradores de Jundiaí que não possuem tempo durante os outros dias da semana para cuidarem da sua saúde preventiva.

Mais
Samu apresenta novidades do serviço de urgência

Servidores recebem orientações sobre primeiros socorros

“Estaremos trabalhando em todos os sábados do ano. Uma interrupção pode ocorrer apenas quando coincidir com feriados ou pontos facultativos, mas isso ainda está sendo definido”, afirma a gerente da unidade, a enfermeira Andreia Condé Soares. No novo sistema, a unidade abre nesse dia exclusivamente para o objetivo da vacinação, das 8h às 17h.

A UBS (Unidade Básica de Saúde) Central: plantão de vacinas

A UBS (Unidade Básica de Saúde) Central: plantão de vacinas

Mais detalhes sobre o calendário de vacinação

De acordo com o secretário de Saúde, Cláudio Miranda, a medida foi tomada depois de uma análise interna da Coordenação de Atenção Básica que apontou a existência de crianças com o calendário de vacinas atrasado em função de dificuldades para o acesso das famílias às unidades de saúde no horário convencional.

A única vacina que a unidade ainda não disponibiliza é contra a febre amarela, usada para viagens e que já vem sendo aplicada na UBS Vila Rami e na UBS Vila Hortolândia no horário normal, de segunda a sexta-feira.

Carteirinha na mão
Como na maioria dos casos o atendimento é realizado fora da unidade onde o morador está cadastrado, o novo serviço pede que os usuários levem sua carteirinha do SUS (Sistema Único de Saúde) ou, principalmente, a carteirinha de vacinação das crianças.

Agenda
A imunização em todo o território brasileiro segue as normas do Calendário Nacional de Vacinação, de acordo com os grupos-alvo. Para as crianças de até quatro anos de idade as vacinas são BCG, Hepatite B, Penta, DTP, Vip (e Vop), Pneumo 10, Rotavírus, Meningo C e Tríplice Viral. Desde o ano passado, foi incorporada também a Poliomelite para menores de seis meses e doses de reforço para as demais.

Para adolescentes de 10 a 19 anos estão na lista a Hepatite B, a Tríplice Viral e a Dupla Adulto. Para adultos de 20 a 59 anos constam as vacinas Hepatite B, Tríplice Viral e Dupla Adulto (esta com reforço a cada dez anos). Os idosos acima de 60 anos também contam com a Dupla Adulto. E as gestantes também devem ficar atentas com as doses recomendadas da Hepatite B e Dupla Adulto.

Para conhecer melhor os prazos e as doses do calendário nacional, informe-se na unidade de saúde mais próxima ou no plantão dos sábados da UBS Central, na rua Jorge Zolner, 201, em frente ao pronto socorro do Hospital São Vicente.

Por José Arnaldo de Oliveira
Foto: Arquivo


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/07/18/ubs-central-cria-plantao-de-vacinas-aos-sabados/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original