“Viagem Fantástica” relembra o passado do teatro
Publicada em 23/07/2013 às 14:27“Há 50 anos, o Polytheama era ponto de encontro dos jovens. Todos os domingos nos encontrávamos na matinê para assistir os seriados da época. Depois, todos iam para a famosa lanchonete Paulicéa, que ficava no calçadão da Barão, ou saíamos para dançar. Foi uma época inesquecível e agora estou revivendo minhas lembranças”, relembrou dona Iraides Bertoline, de 79 anos que, participou da “Viagem Fantástica”, no Teatro Polytheama, nessa segunda-feira (22), ao lado de outras 60 pessoas. O grupo contou com idosos e crianças.
Mais
Princesas visitam Museu Histórico e Cultural de Jundiaí
Vera Lúcia Miura de 66 anos, contou que ganhou o primeiro beijo, em meados de 1964, no Polytheama. “É incrível ver como o teatro mudou. Está lindo e muito moderno. Me lembro do show do Roberto Carlos e muitas outras apresentações”.
Esta é a sensação que a “Viagem Fantástica” oferece ao público. Duas atrizes caracterizadas fazem um passeio monitorado por todo o teatro, contando desde a inauguração em meados de 1910.
Ela relembram diversas fases do teatro, quando ele foi base para os combatentes durante a revolução de 1932, falam sobre as reformas, os tijolos aparentes, o projeto de reforma que não foi concluído e sobre o tombamento. Passando por todos os locais do teatro, desde o saguão, plateia, galeria, camarins e palco.
Máscaras
Na segunda (22), também aconteceu mais uma oficina de confecção de máscaras. Sucesso entre as crianças, o ator e professor de artes e literatura, João Antonio de Souza, fez o molde com gaze engessada no rosto das crianças e depois elas puderam soltar a imaginação fazendo a decoração.
Talitha Romera levou os filhos Murilo, de 7 anos, e Iran, 4. “Ficamos sabendo da programação de férias por meio da escola. Eles ficaram ansiosos para participar da oficina e também para assistir todos os espetáculos infantis que o teatro ofereceu . É uma satisfação poder inserir nossos filhos na cultura.”
Por Flávia Alves
Fotos: Paulo Grégio
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
-
13/12/2024
Jundiaí 368 anos: primeira sala de cinema pública é entregue à população
-
13/12/2024
Biblioteca recebe exposição dos alunos do Ateliê Celandroni
-
12/12/2024
Comitê das Crianças encerra trabalho com entrega de relatório sobre Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original