Jundiaí participa da 1ª Conferência Regional

Publicada em 01/08/2013 às 17:08

A Aglomeração Urbana de Jundiaí programou para esta sexta-feira (2) e sábado (3) a 1ª Conferência Regional do Meio Ambiente. Com o lema ‘Vamos Cuidar do Brasil’, o evento terá como sede dois municípios. Jundiaí será representada pela Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente.

Mais
Defesa Civil alerta para baixa umidade do ar em Jundiaí

Daniela, secretária: “Hoje, o lixo é tratado como fonte de recursos”

Daniela, secretária: “Hoje, o lixo é tratado como fonte de recursos”

Para a secretária jundiaiense Daniela da Camara Sutti, o tema precisa mesmo ser tratado em nível regional, uma vez que envolve a busca de ações não só para o município, mas para o Brasil.

“É anseio de todas as cidades buscar resultados positivos sobre o tema (resíduos sólidos) e isso é muito importante. Hoje, o lixo é tratado como fonte de recursos e não tão somente como lixo”, completou.

Flávio Gramolelli, diretor de Meio Ambiente de Jundiaí, enfatiza a união dos municípios na busca de soluções para as questões ambientais. “Reunir os municípios para o debate sobre o tema é muito importante porque, evidentemente, temos problemas em comum. Daí, o encaminhamento conjunto de propostas para as soluções, como os processos de reciclagem, por exemplo, se tornam mais fáceis e rápidos”, disse Gramolelli.

No primeiro dia do evento, das 19h às 21h, será proferida uma palestra sobre resíduos sólidos, tema principal da Conferência, na Câmara Municipal de Louveira. No sábado, das 9h às 17h, as atividades se desenvolvem em Itupeva, no salão social da Igreja Santo Antonio, no centro da cidade.

Temas

O objetivo principal da conferência é o debate sobre a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que abordará subtemas como produção e consumo sustentáveis, redução dos impactos ambientais, geração de emprego e renda e educação ambiental.

Nesta etapa regional serão definidas as propostas para as Conferências Estadual e Nacional, esta já programada para o período de 24 a 27 de outubro, em Brasília e realizada a eleição dos delegados que vão representar a região na edição estadual.

Participam da 1ª Conferência Regional do Meio Ambiente os sete municípios integrantes da Aglomeração Urbana de Jundiaí: Cabreúva, Louveira, Jarinu, Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista, Itupeva e Jundiaí.

Por Jesus dos Santos
Fotos: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/08/01/jundiai-participa-da-1a-conferencia-regional-do-meio-ambiente/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original