Ato marca Semana do Aleitamento Materno

Publicada em 05/08/2013 às 17:11

Com atrações para crianças e adultos, o ato público da 22ª Semana Mundial do Aleitamento Materno marcou a praça Governador Pedro de Toledo, no Centro, na manhã do sábado (3). Foi também a primeira vez em que o evento, marcado por palestras e ações nos espaços ligados à saúde, incluiu uma iniciativa ao público em geral. A semana prossegue nesta terça-feira (6), às 14h, com palestra sobre como garantir apoio a mães que amamentam na alta hospitalar.

Mais
Caminhada marca início da Semana Regional do Bebê

“Esse projeto envolve tanto o hospital quanto as unidades de saúde. Neste ano, tivemos essa ampliação de parcerias para o evento”, explicou o diretor administrativo do HU (Hospital Universitário), Matheus Gomes.

Cláudio Miranda e Mônica Barranqueiros, presentes no evento

Cláudio Miranda e Mônica Barranqueiros, presentes no evento

Uma das primeiras conquistas dessa nova fase esteve na doação de embalagens específicas para o Banco de Leite Humano, realizada pela Unimed Jundiaí. Na programação, que segue até quarta-feira (7), um dos objetivos é elevar o número de doações. “Todas as mulheres saudáveis que amamentam os filhos podem doar o excedente”, explica a técnica de enfermagem Lúcia de Cinque. O material é pasteurizado e tratado antes de ser usado para as crianças.

“Esse tema é uma das prioridades da Prefeitura de Jundiaí, com a redução da mortalidade infantil entre os destaques do Programa de Metas. Vamos ampliar o atendimento de pré-natais até mesmo de mulheres em situação de rua, entre outras medidas. Este evento vai de encontro a esses objetivos”, comentou o secretário Cláudio Miranda, da Saúde, que representou o prefeito Pedro Bigardi na solenidade.

Atrações
O ato teve apoio da Coordenadoria da Mulher, representada por Mônica Barranqueiros, e ainda das cooperativas Unimed e Uniodonto. As apresentações incluíram os atores da Cia. Techniatto, a música da banda Deminu, o coral da Unimed, a consulta ao SPC e recebimento de currículos e a aferição de pressão e testes de glicemia.

As nutricionistas Rita Stringari de Francesco e Jeanine Salvi, também da Secretaria de Saúde, aprovaram o formato do evento que é incentivado pela OMS (Organização Mundial da Saúde). “É uma alimentação saudável para o bebê”, explica Rita. Assim como a médica Maria Cristina Marques, elas levam o tema para palestras em unidades de saúde.

O superintendente da Fundação Jayme Rodrigues, Paulo Dancini, lembrou que Jundiaí participa da semana mundial há onze anos e também aprovou a expansão do projeto em eventos públicos. “É um trabalho de formiguinha, que vai avançando na consciência das pessoas de forma gradual”, comentou.

Doações
Para colaborar com o Banco de Leite Humano de Jundiaí, ligado ao Hospital Universitário e Secretaria de Saúde, as voluntárias podem fazer contato na sede da rua Henrique Andrés, 547, Vila Municipal, ou pelos telefones (11) 4521 7244 e 0800-178155. Funciona de segunda a sábado, das 7h às 13h.

Encerramento
A semana prossegue nesta terça-feira (6), às 14h, com palestra sobre como garantir apoio a mães que amamentam na alta hospitalar pela visão das vivências de uma enfermeira, com Viviane Vacchi.

Na quarta (7), às 11h, acontece a oficina de encerramento com o tema “Reconstruindo conceitos de aleitamento materno”. Ambas acontecem no auditório do Hospital Universitário. As inscrições são gratuitas no telefone (11) 4527 5734.

Direitos
As mulheres que passaram pela praça receberam também um folheto sobre a Lei Maria da Penha (11.340, de 2006), que garante a defesa contra a violência física ou psicológica no âmbito doméstico. “Foi uma receptividade ótima. Muitas disseram saber de casos mas sem saber como proceder”, explicou a coordenadora Mônica Barranqueiros.


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/08/05/ato-publico-marca-semana-do-aleitamento-materno/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original