Caminhada marca início da Semana Regional do Bebê

Publicada em 05/08/2013 às 16:44

A abertura da 2ª Semana Regional do Bebê, na manhã de domingo (4), levou um grande público ao Parque da Cidade. Uma caminhada matinal deu início ao encontro com participantes da 22ª Semana do Aleitamento Materno. O evento ainda teve artistas, professores, médicos e muitos serviços oferecidos ao público.

Mais
Secretaria de Saúde monitora hospital em tempo real

Aula aberta de ioga foi uma das atrações da programação de domingo (4)

Aula aberta de ioga foi uma das atrações da programação de domingo (4)

“Estamos com uma programação intensa ao longo de toda a semana e isso reflete uma mobilização pela saúde das crianças”, explicou a coordenadora do Comitê Técnico Municipal do Projeto Intersetorial de Desenvolvimento Infantil, Maria Eugênia Lopes Orlato.

Na margem da represa do rio Jundiaí-Mirim, um grupo de mulheres praticou uma aula aberta de ioga realizada especialmente para o evento. Um dado curioso era que duas das professoras – Sandra Guisso e Fernanda Perlatti – também estão grávidas.

A ação teve também grupos de teatro como a Cia. Tão Distante e a Trupe Pling, intervindo nos parques infantis, shows do mágico Luidjy e da Cia. Rick & Kelly no palco. Mas o ambiente também colaborou com cenas voluntárias, como mães praticando a caminhada com bebês de colo e muitas crianças se divertindo com pais ou irmãos.

Maria Eugênia Orlato: programação intensa durante toda a semana

Maria Eugênia Orlato: programação intensa durante toda a semana


Programa de governo
Desenvolvido pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, que agora assinou também convênio com o Governo do Estado, o projeto desenvolvido em Jundiaí transformou-se em programa de governo.

O prefeito Pedro Bigardi foi representado na abertura pelo vice-prefeito, Durval Orlato, secretário de Educação. “Está sendo muito positivo. Uma das coisas que notamos é a necessidade de melhorarmos o transporte público aos domingos para o parque. Vamos conversar sobre isso”, explicou.

Segundo a fundação, os primeiros anos de vida de uma criança são de fundamental importância, pois eles proporcionam a base para o resto da vida. “As crianças bem cuidadas podem viver melhor. Investir no futuro de nossas crianças é criar uma sociedade para todos”, divulga a campanha.

Estão envolvidas no evento a Secretaria de Saúde, com coordenação da médica Maria Aparecida Ribeiro da Costa; a Semads (Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social), com coordenação da educadora Ruthnea do Nascimento; e a Secretaria de Educação, com coordenação da educadora Karin Zupin.

Outros setores da Prefeitura de Jundiaí também estão envolvidos.

Programação
A 2ª Semana Regional do Bebê tem uma intensa programação que envolve unidades de saúde, creches e centros de assistência social nos bairros da cidade até o próximo sábado (10).

O encerramento, marcado para o próximo dia 10 (sábado), acontece na Praça Marechal Floriano Peixoto (Centro) com oficina de shantala (massagem para bebês); orientação sobre saúde bucal para gestantes e crianças; escovação dental supervisionada para crianças; apresentação de carregadores de bebês (sling); orientações sobre transporte seguro de crianças e gestantes (Secretaria de Transportes), Programa Humanização no Trânsito e participação do Banco de Leite Humano.

Ato

Na quinta-feira (8), a partir das 15h, acontece também o 1º Encontro Regional pela Primeiríssima Infância, na Câmara Municipal de Jundiaí, com a presença dos vereadores da cidade e representantes dos nove municípios da gestão regional de saúde (Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba e Várzea Paulista).

Confira a galeria de fotos no Flickr!

Por José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/08/05/caminhada-matinal-marca-inicio-da-semana-reginal-do-bebe/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original