Caxambu encerra festa com mais de 25 mil visitantes

Publicada em 05/08/2013 às 16:13

A 102ª Festa do Senhor Bom Jesus, criada em 1911 no bairro rural do Caxambu e que abriga também a 11ª Festa do Vinho Artesanal, terminou domingo (4) com uma estimativa de 25 mil visitantes.

“Todo o benefício desses eventos é voltado para o bairro, movimenta a economia e também a cidade. A estimativa que temos sobre os visitantes é de 60% a 70% de pessoas do próprio município e o restante vindo de outras cidades, aquecendo o turismo”, comentou o secretário Marcos Brunholi, de Agricultura, Abastecimento e Turismo.

Durval Orlato e Marcos Brunholi prestigiaram a festa

Durval Orlato e Marcos Brunholi prestigiaram a festa

Em visita ao evento, recepcionado pelo organizador Amarildo Martins, Brunholi visitou os bastidores da festa, que conta com o trabalho de centenas de voluntários.

Identidade
O fenômeno das festas comunitárias, que abrangem bairros tão variados como Varginha, Eloy Chaves, Cidade Nova ou Jundiaí-Mirim, é considerado uma marca de identidade no município e ganhou efeitos adicionais no caso da festa do Caxambu, que já abriga a mais antiga Festa da Uva da cidade.

“Esse panorama estimula os mais jovens a querer continuar a tradição dos pais e avós”, comenta Letícia Marin, ao lado da avó Raquel Maziero. Para elas, a visibilidade causada neste ano pela escolha do vinho jundiaiense no cardápio do papa Francisco, durante visita ao Brasil, foi positiva mas a qualidade está consolidada.

Para o organizador e também produtor de vinho Amarildo Martins, que encerrou neste evento o mandato de 2 anos na coordenação, a padronização conquistada ao longo dessa década pelas adegas de Jundiaí é um marco histórico. “Mas a festa em si atrai pelo ambiente de amizade e de família, mesmo com o improviso das filas”, explicou.

Por José Arnaldo de Oliveira
Foto: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/08/05/caxambu-encerra-festa-com-mais-de-25-mil-visitantes/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original