Conheça o folclore brasileiro no Museu Histórico

Publicada em 06/08/2013 às 17:52

Saci, Mula sem Cabeça, Boi Tatá… esses e muitos outros personagens do folclore brasileiro estarão neste mês no Museu Histórico e Cultural de Jundiaí ‘Solar do Barão’. Diversos eventos gratuitos vão marcar a comemoração do mês do folclore, comemorado dia 22 de agosto. Na sexta-feira (9), às 20h, acontece a abertura da exposição “Personagens do folclore brasileiro- Xilogravuras de Ede Galileu” e apresentação com o Grupo Araúna.

Obra de Ede Galileu que ficará exposta no ‘Solar do Barão’

Obra de Ede Galileu que ficará exposta no ‘Solar do Barão’

Galileu explica que a exposição é composta por 13 obras de xilogravura (técnica usada para reproduzir gravuras na madeira). São peças que começaram a ser criadas em um curso de desenho realizado na Casa da Cultura. “O primeiro desenho que fiz foi o do Saci, depois disso vieram os outros. Terminei neste ano todas as obras, depois que o diretor do Museu, Jean Camoleze, teve a ideia da exposição para marcar a data” diz o artista.

Ede é jundiaiense e começou a desenhar inspirado pelas histórias em quadrinhos, principalmente as de super heróis. O primeiro curso de desenho que o artista fez foi na Casa da Cultura. “Isso foi em 1993, mas era ainda um hobby, fiz várias exposições coletivas e só comecei a levar a arte como profissão em 2010, depois não parei mais.”

“Personagens do folclore brasileiro – Xilogravuras de Ede Galileu”, é a primeira exposição individual do desenhista; os trabalhos ficam expostos até o fim de agosto e a entrada é gratuita.

Música no Museu
Ainda na sexta feira (9), às 20h, o Grupo Araúna faz a abertura do mês do Folclore. Formado por 10 artistas da cidade, o grupo começou após uma pesquisa sobre cultura popular e folclórica.

Os artistas do Grupo Araúna possuem como base os instrumentos de percussão: atabaque, congo, surdo e a participação de instrumentos de sopro e corda: flauta, violão e viola. No repertório estão previstas músicas indígenas, ijexá, baião, jango, samba de roda, congada e coco.

Rick Kelly
No sábado (10), às 10h, a Cia Teatral Rick Kelly faz a apresentação de peça infantil. “Vamos contar mitos e lendas do folclore brasileiro, apresentar a história de personagens como o Lobisomem, Mula sem Cabeça e Boi Tatá. Apresentamos essa peça há 13 anos, agora ela está com uma nova roupagem, as músicas que tocamos ao vivo estão com um ritmo mais atual”, explica o artista Rick.

Comemoração ao Mês do Folclore no Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão
Abertura da exposição “Personagens do folclore brasileiro – Xilogravuras de Ede Galileu” e apresentação musical com o Grupo Araúna – Dia 9 de agosto, às 20h

Apresentação Cia Rick Kelly – Dia 10 de agosto, às 10h
Local: Rua Barão de Jundiaí, 762, Centro
Mais informações: (11) 4521-6259

Por Flávia Alves
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/08/06/conheca-o-folclore-brasileiro-no-museu/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original