Transportes participa da Semana Regional do Bebê

Publicada em 07/08/2013 às 19:14

A Setransp (Secretaria de Transportes) também participa da 2ª Semana Regional do Bebê, com uma série de palestras sobre transporte seguro de crianças e gestantes. Nesta quinta-feira (8), a palestra será na UBS Esplanada, às 9h30, e na sexta-feira (9), na UBS Vila Aparecida, às 15h.

Educação no Trânsito mostra os equipamentos indicados para cada idade

Educação no Trânsito mostra os equipamentos indicados para cada idade

O objetivo da campanha “Crianças e Gestantes Seguras no Trânsito” é conscientizar as mães e gestantes sobre a importância de transportar as crianças de 0 a 10 anos com os equipamentos de segurança adequados para cada idade. Durante a palestra, ministrada por Juliana Maia, responsável pela Divisão de Educação e Estatística de Trânsito, são abordadas principalmente as normas previstas na resolução 277/2008, do Detran.

No caso de crianças até 1 ano, a lei prevê o transporte no bebê conforto; de 1 a 4 anos, na cadeirinha; de 4 a 7,5 anos, no assento de elevação; e até 10 anos, devem ser transportados no banco de trás e com o cinto de segurança. Acima de 10 anos, podem sentar no banco da frente.

No caso das grávidas, a lei não prevê nenhuma regra específica. “Mesmo assim, a gente inclui as gestantes no programa porque é importante que desde a gravidez ela se conscientize da importância do transporte seguro. A criança tem de sair da maternidade já no bebê conforto, o que muitas vezes não acontece”, destaca Juliana.

Outra dica para a gestante, segundo Juliana, é em relação ao cinto de segurança, que não deve passar por cima da barriga. “Também orientamos para evitarem dirigir na reta final da gravidez e não andarem de moto.”

A equipe de Educação no Trânsito, da Setransp, também vai participar do evento de encerramento da Semana Regional do Bebê, que será realizado no sábado (10), na Praça da Matriz, das 9h às 13h. “Vamos levar os equipamentos e dar orientações para as pessoas que passarem por lá”, diz Juliana.

Por Niza Souza
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/08/07/transportes-participa-da-semana-regional-do-bebe/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original