Campanha contra a raiva animal começa nos bairros rurais

Publicada em 13/08/2013 às 11:02

A cadela Kiara, uma fêmea de pastor alemão com 7 anos, nem deu sinais de ter sentido a rápida picada da vacina contra a raiva animal. A campanha, iniciada nesta segunda-feira (12) pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), segue até o dia 1º de setembro.

No posto instalado em frente ao Parque do Corrupira, o atendimento à cadela foi rápido. “É muito bom podermos contar com esse serviço, que é obrigatório para todos os que cuidam bem dos animais de estimação”, comentou Sofia Honigmann, dona de Kiara.

Vacinação no Corrupira protege os animais

Vacinação no Corrupira protege os animais

Em anos anteriores, quando a campanha chegou a ser suspensa, ela chegou a comprar a vacina para não expor o animal ao risco da doença.

Os donos vão chegando com os animais de forma contínua ao longo do dia. Além de comércios nos bairros rurais, até mesmo cartazes foram usados temporariamente para divulgar os dias e locais.

Um cavalete também reforçava o ponto instalado na calçada. “As equipes de Zoonoses contam com artistas também”, comentou Lurdes Gonçalves, que ao lado de Osvaldo Pedro eram os técnicos de plantão ali.

A campanha organizada pelo Centro de Controle de Zoonoses, da Secretaria de Saúde, envolveu outros bairros rurais no início da campanha. Nesta terça-feira (13) chega também ao Traviú, ao Medeiros, ao Corrupira e na Água Doce, Confira seu bairro AQUI

Gatos
Também os gatos fazem parte do público-alvo da campanha. No posto do Corrupira, dois animais de 7 meses e 1 ano de idade (Nina e Pepe) foram levados por Mariana Baleeiro dos Santos e os filhos. “A gente trouxe o cachorro e daí nos orientaram a trazer os gatos enrolados em uma fronha. Todos devem ser protegidos”, comentou.

Campanha segue até o dia 1º de setembro

Campanha segue até o dia 1º de setembro

Os cachorros devem ser levados preferencialmente com coleira e guia. Além de fronhas, os gatos podem ser transportados em caixas ou em sacos de estopa.

Qualquer animal doméstico (cães e gatos) pode ser vacinado a partir dos 3 meses de idade, inclusive prenhes, amamentando ou idosos em tratamento desde que autorizados pelo veterinário que os acompanha.

Os próprios técnicos envolvidos na campanha de vacinação reconhecem, entretanto, que os bairros rurais formam um aquecimento para o desafio maior que está naquelas zonas urbanas com grande densidade de animais domésticos como Agapeama, Vila Hortolândia ou Jardim Pacaembu. A proteção dos animais contra a raiva também imuniza a população contra os riscos desse tipo de doença.

Por José Arnaldo de Oliveira
Foto: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/08/13/campanha-contra-a-raiva-animal-comeca-nos-bairros-rurais/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original