Orquestra Municipal se apresenta domingo (18)

Publicada em 14/08/2013 às 18:12

No próximo domingo (18), às 19h, o Teatro Polytheama recebe mais uma apresentação gratuita da Orquestra Municipal de Jundiaí. Intitulada “Barroco Profano”, a peça será uma cantata em italiano que contará a história da mitologia grega do amor não correspondido de Apollo por Dafne. Os ingressos poderão ser retirados na bilheteria do teatro, um dia antes do espetáculo.

MAIS
As atrações de Jundiaí para o fim de semana

“Para interpretar os papéis de Apollo e Dafne, a orquestra receberá a paulistana Claudia Habermann, radicada na Alemanha, e Michel de Souza, carioca que atualmente integra o elenco de jovens cantores da Royal Opera House em Londres”, conta Claudia.

Ingressos podem ser retirados na bilheteria do teatro, um dia antes do espetáculo

Ingressos podem ser retirados na bilheteria do teatro, um dia antes do espetáculo

Para que o público entenda a história e possa participar da apresentação, a OMJ irá utilizar, pela primeira vez nesta temporada, legenda em português. Outra novidade é que além dos 30 músicos (violinos, violas, violoncelos e contrabaixos), haverá a participação do cravista Claudio Ribeiro, brasileiro que mora na Holanda, e instrumentos de sopro: uma flauta transversal, dois oboés e um fagote. Entre os músicos convidados está a flautista jundiaiense Claudia Guedes, que toca pela segunda vez com a OMJ.

Segundo a maestrina Claudia Ferez, a obra é considerada a mais ambiciosa das cantatas em estilo italiano, além de ser uma precursora das óperas e oratórios que tornaram o compositor Georg Friedrich Handel (1685-1759), um dos mais aclamados da época.

A obra
“Apollo e Dafne” conta como o filho de Zeus apaixona-se pela ninfa Dafne, filha do Rei Peneu e uma das seguidoras da Deusa Diana, sem ser correspondido. No Mito, Apollo vangloria-se diante do cupido após sua vitória sobre a serpente Píton, dizendo que este não é digno de portar armas.

Cupido se vinga, ferindo Apollo com a flecha de ouro, que o deixa perdidamente apaixonado, e Dafne com uma flecha de chumbo, que a faz rejeitar a ideia de amar. Apollo tenta de todas as formas seduzir Dafne resiste e pede a Diana que a livre de uma vez por todas da perseguição. Diana a transforma então em um loureiro. Apollo decide que, já que não pode ter sua amada, o loureiro será sua árvore sagrada e com ela os heróis serão coroados.

Por Flávia Alves
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/08/14/orquestra-municipal-se-apresenta-domingo-18/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original