Pinacoteca inicia curso gratuito de História da Literatura
Publicada em 14/08/2013 às 19:20A Secretaria de Cultura deu início nesta quarta-feira (14) ao primeiro módulo do curso gratuito de “História da Literatura: origens, saberes e destinos”. O curso tem o objetivo de contribuir para o conhecimento da literatura de modo geral, especificamente da Língua Portuguesa – visando a formação sociocultural e literária do cidadão.
“Estamos começando hoje uma nova fase do núcleo de pesquisas, formado pelo Museu, Pinacoteca e Centro de Memória. Este é o primeiro de outros cursos que queremos oferecer para a população. Uma forma de investir na formação cultural das pessoas de forma contínua e com qualidade”, explicou Jean Camoleze, diretor do Museu Histórico e Cultural de Jundiaí Solar do Barão.
O secretário de Cultura, Tércio Marinho, participou da abertura do curso e disse que projetos assim são um avanço. “O papel da secretaria é promover e ampliar o conhecimento artístico e cultural da sociedade. Estamos atendendo a uma demanda, iniciando com este curso de literatura que está ligado à evolução do ser humano”.
Resgate
O curso será ministrado pela escritora e mestre em letras, Sônia Cintra. “Este projeto existe há muitos anos e agora foi resgatado pela atual administração, que acredita na importância do conhecimento”.
O primeiro módulo acontece nos meses de agosto, setembro e outubro de 2013, na Pinacoteca Diógenes Duarte Paes e contará, também, com oficinas de poesia e prosa, além de visitas monitoradas a bibliotecas: Professor Nelson Foot (Jundiaí), Brasiliana e Florestan Fernandes ( USP) e Mário de Andrade (as três últimas localizadas em São Paulo).
A professora de espanhol, Andréa Oliveira irá participar do curso e acredita que iniciativas como esta enriquecem o ser humano. “Conhecimento nunca é demais. Não podemos ser mero expectadores. É preciso participar das atividades, resgatar nossa história e conhecer outras formas de manifestações artísticas”.
Por Flávia Alves
Foto: Paulo Grégio
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
-
13/12/2024
Jundiaí 368 anos: primeira sala de cinema pública é entregue à população
-
13/12/2024
Biblioteca recebe exposição dos alunos do Ateliê Celandroni
-
12/12/2024
Comitê das Crianças encerra trabalho com entrega de relatório sobre Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original