Prefeito supervisiona revitalização do Centro

Publicada em 19/08/2013 às 17:36

A praça Dom Pedro II, conhecida como Largo das Rosas, foi o ponto de partida para a visita que o prefeito Pedro Bigardi realizou nesta segunda-feira (19) a algumas obras em andamento no Centro. A caminhada percorreu também a praça São Bento e a praça Tibúrcio Estevam de Siqueira, ao lado do Fórum, onde está sendo construída uma rampa de acessibilidade a partir da rua do Rosário.

Mais
Secretário de Serviços Públicos visita obras de praças

Prefeito e secretários na caminhada por obras do Centro

Prefeito e secretários na caminhada por obras do Centro

A visita contou com os secretários José Carlos Pires (Casa Civil), Daniela da Camara Sutti (Planejamento e Meio Ambiente) e José Roberto Aprillanti Júnior (Obras).

“Solicitei para o setor de planejamento um estudo sobre a possibilidade de revitalizarmos os pisos inspirados em mosaicos portugueses que estão presentes nas praças onde ainda iremos desenvolver os projetos futuros”, explicou Bigardi.

Na praça Dom Pedro II, o grupo encontrou os trabalhos em estágio adiantado por parte da Secretaria de Serviços Públicos – que estudou o desenho antigo daquele largo ao lado de outros setores do governo. No local, a fachada do Hospital São Vicente de Paulo já recebeu uma nova pintura e a antiga entrada da Fratellanza (depois Casa de Saúde), de 1924, foi preservada no uso para o PA Central 24 Horas. O prédio deve receber ainda planos de restauração e abertura visual, hoje impedida por um muro. Ambos fazem parte da cota da Secretaria de Saúde no mesmo foco.

O próximo alvo de intervenção, já iniciada, é a praça Tibúrcio Estevam de Siqueira. O prefeito Pedro Bigardi já anunciou o acordo com o Fórum de Jundiaí para o retorno ao local da Feira de Artesanato, remodelada para buscar a garantia de autenticidade em planos da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo.

Praça ao lado do Fórum ganha rampa pelo lado da rua do Rosário

Praça ao lado do Fórum ganha rampa pelo lado da rua do Rosário

Mais reformas
A praça São Bento, ao lado do mosteiro homônimo com origem no século XVII, será também restaurada depois da transferência da feirinha. E a praça Antonio Frederico Ozanan, na rua Leonardo Cavalcanti, está no cronograma do Largo das Rosas.

“Vamos fazer tudo em etapas, para não prejudicar o cotidiano do Centro. Temos um grande desafio pela frente e essas obras são testes para um plano mais amplo, ainda em desenvolvimento”, afirmou a secretária Daniela da Camara.

Nesta semana, a praça dos Andradas (próxima dessas intervenções) também está tendo a organização do novo espaço do Centro de Memória (ligado à Secretaria de Cultura) no imóvel antes ocupado pela Secretaria de Assistência de Desenvolvimento Social – em uma troca de endereços que deve também valorizar o papel da própria praça.

O secretário José Carlos Pires, da Casa Civil, lembrou que a atenção de diversas secretarias para o Centro (e ao mesmo tempo para os bairros da cidade) faz parte do Programa de Metas do governo municipal.

Por José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/08/19/prefeito-supervisiona-revitalizacao-do-centro/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original