Saúde bucal prepara metas de ampliação em Jundiaí

Publicada em 19/08/2013 às 12:03

A meta do prefeito Pedro Bigardi de aumentar de 5 para 30 as equipes do PSF (Programa Saúde da Família) ao longo do governo valorizou também um setor específico dos cuidados com a população, formado principalmente pelos cirurgiões-dentistas. Nesta quarta-feira (14), duas reuniões contaram com praticamente todos os 68 profissionais desse ramo na Secretaria de Saúde e mais outro tanto de auxiliares para um contato mais direto com a nova coordenação.

Mais
Hospital é primeiro passo de ação regional pela saúde

Ciampaglia, Tomazzoni e Miyashiro: trabalho por nova fase da saúde bucal

Ciampaglia, Tomazzoni e Miyashiro: trabalho por nova fase da saúde bucal

“Nosso objetivo vai ser não apenas cuidar da saúde bucal, mas da saúde como um todo: pensar na família, na sociedade e fazer parte de um processo amplo de qualidade de vida”, comentou Luiz Carlos Miyashiro, que vai coordenar as ações básicas.

A fala é semelhante ao resumo feito por Maurício Ciampaglia, que vai cuidar da coordenação técnica e destacou o objetivo de chegar com a saúde bucal em todos os bairros como sendo o horizonte de trabalho. “Os avanços dessa área serão muito apoiados por todos nós”, explicou.

Ambos são servidores de carreira e mostram entusiasmo com os planos. Para o coordenador geral, José Clóvis Tomazzoni de Oliveira, a iniciativa de valorizar a saúde bucal dentro do quadro da saúde da família é coerente com a política nacional. “Podemos dizer que cuidar das pessoas é também cuidar do sorriso das pessoas. Hoje atendemos grupos específicos como crianças, adolescentes, hipertensos ou diabéticos mas a busca é ampliar esse universo de atendimento”, comentou.

Mais humano
Para todos, a diferença do serviço público deve ser a humanização com o acolhimento dos mais diversos grupos de cidadãos. Esse esforço vai começar com os próprios profissionais da rede, que devem começar a receber mais visitas presenciais da coordenação e também contarem com a busca de mais agilidade nas demandas junto à Secretaria da Saúde.

“Estamos mudando aos poucos o foco para uma atenção maior ao conceito de saúde da família. Esse é um compromisso que está sendo implantado e já ampliamos parcialmente as equipes neste ano de 5 para 9, mas queremos superar a meta de 30 equipes”, acrescenta o secretário Cláudio Miranda.

No âmbito do PSF, também estão sendo terminados os preparativos para o início de atividades dos NASF (núcleos de apoio) voltados para a saúde mental. As iniciativas serão complementares, mas com a autonomia necessária para cada setor. “Nossa proposta de valorização do profissional está ligada também com o entendimento da saúde bucal como um dos aspectos essenciais da saúde humana”, afirma Tomazzoni.

Por José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/08/19/saude-bucal-prepara-metas-de-ampliacao-em-jundiai/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original