Comemorações da Pátria começam dia 1 de Setembro

Publicada em 21/08/2013 às 18:45

Neste ano, comemora-se os 191 anos da independência do Brasil. Foi em 7 de setembro de 1822, às margens do Riacho do Ipiranga, que Dom Pedro I declarou a famosa frase: “Independência ou Morte”. Em Jundiaí, as comemorações à data começam dia 1º de setembro (sábado), com o fogo simbólico que sairá da Escola Superior de Educação Física (Esef) em direção ao Parque da Cidade, onde ocorrerá uma solenidade com autoridades e atrações culturais.

Mais
Volta à Caserna ocorre neste sábado no 12º GAC

Representantes do 12º GAC estarão no desfile: tradição

Representantes do 12º GAC estarão no desfile: tradição

“A Semana da Pátria terá uma programação diferente, unindo os valores culturais ao civismo, já que por meio da cultura podemos contar a história do país e do povo, valorizando a vida e elevando a paz”, explica o diretor de Cultura, Eufraudisio Modesto Filho.

O fogo simbólico irá seguir, em revezamento, pela avenida Nove de Julho, Jardim Botânico até o Parque da Cidade. Após a solenidade, as autoridades farão uma caminhada cívica até o palco do parque, passando das comemorações cívicas da abertura para as atrações culturais.

Atrações musicais
Daniel Zanna, cantor e compositor, apresenta o melhor da música popular brasileira, influenciado por nomes como Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Vinicius de Moraes e Milton Nascimento, além de letras próprias.

Brasileríssimo formado por três bandas: Trio Serelepe , forró pé de serra, com clássicos de canções consagradas do gênero, resgatando a música brasileira nordestina com releituras de Alceu Valença, Dominguinhos, Trio Virgulino, Luiz Gonzaga e outros. Limão Brasil e Brasil in Conserto que tocam MPB com temperos de samba rock. Para finalizar, a dupla Cristiano de Carvalho e Rafael irá cantar grandes sucessos sertanejos.

Desfile
O desfile acontece na avenida Prefeito Luiz Latorre, a partir das 9h30. A Secretaria de Cultura está recebendo inscrições de grupos, instituições, entidades e escolas que queiram participar.

Transporte
A Secretaria de Transporte irá oferecer esquema especial de ônibus para a abertura no Parque da Cidade e também para o desfile na Luiz Latorre.

Por Flávia Alves
Foto: Cleber de Alemida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/08/21/comemoracoes-da-patria-comecam-dia-1o/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original