Jundiaí agora faz parte de programa da ONU

Publicada em 22/08/2013 às 19:49

Uma cerimônia nesta segunda-feira (26), às 9h, no Paço Municipal, vai marcar a chegada de Jundiaí ao time de “cidades resilientes” da Organização das Nações Unidas (ONU). O termo usa o conceito de resiliência, ou seja, a capacidade de resistir ou de se recuperar de desastres.

“Tivemos a assinatura de adesão do prefeito Pedro Bigardi e agora é a entrega do certificado de que Jundiaí está participando do programa. Em muitos aspectos já estamos enquadrados, como com a recente iniciativa que adotados de alertas por SMS”, afirma o coordenador da Defesa Civil, coronel Eduardo Luiz Carbonari.

Coronel Carbonari destaca a recente iniciativa de alertas por SMS

Coronel Carbonari destaca a recente iniciativa de alertas por SMS

Para ele, o novo selo vai ampliar as possibilidades de parcerias brasileiras e internacionais nessa área para a cidade.

O programa tem 10 passos. São os mecanismos de organização com participação social, as orientações de redução de risco a moradores dessas áreas, a informação atualizada sobre ameaças e vulnerabilidades da cidade e a infraestrutura contra desastres físicos e climáticos.

Também é a segurança de escolas e postos de saúde, o cumprimento de regras de uso e ocupação de solo, os programas educativos sobre redução de riscos, a proteção de ecossistemas, os sistemas de alerta e o atendimento de necessidades de sobreviventes de desastres.

O evento vai contar com a presença do coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Marco Aurélio Alves Pinto, e convidados da Policia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental, Guarda Municipal, Polícia Civil e outros. Além do prefeito Pedro Bigardi, participam o secretário da Casa Civil, Zeca Pires, o vice-prefeito Durval Orlato e demais autoridades.

“Também vai estar presente o coordenador regional da Defesa Civil em Campinas, Sidnei Furtado, que nos incentivou a participar desse programa”, explica Carbonari.

A iniciativa foi lançada pela ONU com o nome de Estratégia Internacional para a Redução de Desastres (EIRD) e no Brasil é coordenada pela Secretaria Nacional de Defesa Civil, do governo federal. No Estado de São Paulo, somente 18 dos 645 municípios aderiram ao programa. Saiba mais em www.eird.org (em inglês)

Por José Arnaldo de Oliveira
Foto: Arquivo


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/08/22/jundiai-agora-faz-parte-de-programa-da-onu/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original