Passeio Cultural conta a história dos monumentos históricos
Publicada em 22/08/2013 às 19:22No próximo sábado (24), os jundiaienses serão convidados a conhecer de perto a história e cultura de Jundiaí. O Passeio Cultural promovido pelo Museu Histórico e Cultural Solar do Barão, em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), busca proporcionar o conhecimento e análise arquitetônica e histórica dos monumentos da cidade e é aberto para toda a população.
Mais
Ingressos para Galinha Pintadinha são vendidos com cadeira numerada
Do drama à comédia, confira as peças do fim de semana
O passeio é gratuito, começa às 13h30 e o término está previsto para às 16h30. Para participar é necessário fazer a inscrição pelo telefone: (11) 4521-6259, até as 17h de hoje, dia 23. O trajeto será feito pela Rua Barão de Jundiaí, os pontos visitados serão: a Pinacoteca Diógenes Duarte Paes, Teatro Polytheama, Museu da Energia de Jundiaí, a casa rosa, Gabinete de Leitura, Catedral Nossa Senhora do Desterro e Museu Solar do Barão.
“Conhecer o patrimônio histórico é uma das melhores formas de criar consciência, senso crítico e cultural sobre nossa história”, explica Jean Camoleze, diretor responsável pelo Museu Solar do Barão, Pinacoteca Diógenes Duarte Paes e Centro de Memória.
Jundiaí possui uma rica história cultural, foi uma das portas de ocupação do interior do estado no século XVII. No século XIX foi referência na produção cafeeira e na implementação das ferrovias. Grupos de diversas etnias – indígenas, escravos, europeus -, ajudaram a construir a cidade de Jundiaí, e todas essas referências ainda podem ser vistas em alguns prédios do centro da cidade.
Por Flávia Alves
Fotos: divulgação
-
21/11/2024
Duas ações culturais gratuitas acontecem neste sábado (23) na Biblioteca Nelson Foot
-
21/11/2024
Parceria entre Cultura e Sebrae capacita produtores culturais, artistas e empreendedores criativos
-
21/11/2024
Poesia, música e dança fazem parte do roteiro cultural de ‘Noite do Sarau’ na Nelson Foot
-
19/11/2024
Programação do Dia da Consciência Negra segue ao longo da semana do Centro das Artes